Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Kinoarte recebe edição de aniversário do Quizomba

Kinoarte recebe edição de aniversário do Quizomba

sexta, 04 de novembro de 2016
Categoria: noticia

Comemorando 10 anos de história, evento terá shows, oficinas, feira de artes, comidas e outras atrações; a vila Kinoarte tem patrocínio do Promic

Kinoarte recebe edição de aniversário do Quizomba - LondrinaTur

A Vila Cultural Kinoarte recebe neste domingo (6) a edição de aniversário do evento “Quizomba: o samba e outros batuques”, que está completando 10 anos de história. Os portões da festa abrem às 14 horas, e nesta edição as primeiras 300 entradas gratuitas serão exclusivas para alunos secundaristas de escolas ocupadas e desocupadas. A entrada custa R$10. A vila cultural conta com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e fica localizada na Rua Prefeito Faria Lima, 1399.

Para celebrar a edição especial, o som fica por conta do grupo Samba da Padaria, que irá animar a festa a partir das 18h30. O grupo, formado há mais de 10 anos por amigos que se reúnem todos os sábados na Vila Brasil para fazer uma roda de samba da melhor categoria, já é considerado patrimônio cultural da boemia sambista de Londrina. Possuem referências de partido alto, como Dona Ivone Lara, Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Beth Carvalho, entre outros ilustres mestres.

Às 20 horas, quem sobe ao palco é Adriano Grineberg com o show Blues For Africa, que traz uma síntese melódica e rítmica que resulta de duas décadas de pesquisa no continente africano, abrangendo diversos ritmos e estilos, indo do gospel do sul da África à arte Sufi dos Tuaregues no Saara, da música de Benin e Angola à instrospecção dos cantos em Ioruba e Igbo, na Nigéria.

O músico é considerado um dos maiores músicos de blues contemporâneo do Brasil. Sua música é o resultado da combinação de uma variedade de referências da música internacional como Ray Charles, Taj Mahal e Bob Marley, e de grandes mestres da música brasileira como Pixinguinha, Luiz Gonzaga e Tim Maia.

Oficina de música – Mais cedo, às 16h30, Adriano Grineberg irá ministrar uma oficina musical para adultos com o tema “Origens Africanas do Blues: conhecimento da musica e história da África e suas extensões”. Serão abordados os primeiros rudimentos do blues, a África e sua influência cultural e artística, a cronologia da estruturação da música afroamericana, o Blues e suas vertentes, formações de grupos e concepção de arranjos.

Quizombinha – Como já é costume no Quizomba, a criançada também terá seu espaço garantido para aprender e se divertir no espaço do Quizombinha. A partir das 14h30, haverá oficina de pintura sobre tecido Nhamandú Jogorú, que, na língua Guarani, significa “O Sol nasce com seus raios e sua sabedoria”. A oficina será ministrada por Alissar Ayoub e Vermelho Tomate.

Com técnicas de estêncil e carimbo, serão desenvolvidas formas a partir de referências de padrões indígenas e africanos, realizando uma grande pintura coletiva. Este trabalho possibilita às crianças o contato com múltiplas formas de ver, absorver, criar e tocar. Podem participar crianças a partir de 5 anos, com grupo de, no máximo, 15 pessoas. Para ter um melhor aproveitamento e mais conforto na atividade, é recomendado que elas utilizem roupas que possam sujar de tinta.

Mais atrações – Além das atrações culturais, a edição de aniversário do Quizomba ainda terá roda de conversa, quitutes diversos direto da cozinha da Vila Cultural Alma Brasil, a Feirinha de Artes do Quizomba reunindo cerca de dez expositores da região, poesia e outras atividades.

Mais informações podem ser obtidas com a Vila Cultural Kinoarte, pelo telefone 3037-8886.

Fonte: N.Com