Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Hotéis históricos brasileiros: uma verdadeira viagem ao passado Hotéis históricos brasileiros: uma verdadeira viagem ao passado

Hotéis históricos brasileiros: uma verdadeira viagem ao passado

Friday, 18 de June de 2021
Categoria:

Na maioria dos estados brasileiros é possível conhecer mais sobre a vida cotidiana, cultura e arquitetura de gerações passadas através de hotéis clássicos

fonte: istock

Em um país com tanta diversidade cultural como o Brasil, é necessário viajar para entender mais sobre o que forma a nação. Para conhecer a história brasileira não é diferente, é possível viajar pelo território e ter a experiência de também estar viajando no tempo ao se hospedar em hotéis que contam muito sobre os costumes de quem viveu nessas terras em gerações anteriores. Confira uma lista de locais históricos para se hospedar em diferentes estados do Brasil.

Bahia

Em Salvador, na Bahia, encontra-se o Pestana Convento do Carmo. O nome mesmo já diz que abrigava a Ordem Primeira dos Freis Carmelitas. Ele fica no Pelourinho e foi erguido em 1586, mas somente terminado em 1730. A arquitetura colonial encanta e ainda conta com um acervo de obras de arte que fazem parte de um museu, além de contar com duas capelas.

Minas Gerais

Já Minas Gerais, estado que conta com diversas cidades históricas, comporta o Grande Hotel e Termas de Araxá, em Araxá. O hotel foi inaugurado em 1944 e tem a aparência de um castelo, além de contar com águas termais. O estilo arquitetônico é o neoclássico e os hóspedes podem apreciar também o seu jardim, assinado por Roberto Burle Marx.

Também em Minas Gerais está o Hotel Solar do Rosário, em Ouro Preto, cidade tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O hotel é do século XIX e a fechada conta com portas e grades inglesas. A exuberância do casarão impressiona. O hotel foi reestruturado para garantir conforto aos hóspedes.

Rio de Janeiro

No estado do Rio de Janeiro, o Hotel Solar do Império, em Petrópolis, é formado por dois casarões de arquitetura neoclássica do século XIX em uma área nobre da cidade. O hotel conta com colunas imponentes e paisagismo inspirado nos jardins franceses. No lado interno, se destacam os acabamentos em mármore e madeira. As instalações foram modernizadas, mas sem perder o charme do estilo original.

São Paulo

Outras opções são a Fazenda Capoava, que fica em Itu, e a Fazenda Catuçaba, próxima a São Luiz do Paraitinga, no estado de São Paulo. A primeira oferece uma imersão cultural histórica. Conta com chalés em taipa de pilão, estilo bandeirista. A segunda fica em uma área de produção de café onde os hóspedes podem aproveitar a tranquilidade do interior. O casarão principal é de 1850 e a arquitetura colonial pode ser apreciada na fazenda. Nem só de mármore e ferro inglês se fazem as construções históricas. Há construções que contam com piso cerâmico e uma simplicidade que também conta história.

Divulgação