Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
FILO, final de semana com atrações para todos os públicos

FILO, final de semana com atrações para todos os públicos

sexta, 23 de junho de 2023
Categoria

Agenda do Festival de sexta (23) a domingo (25) traz espetáculos de bonecos, infantis, ao ar livre e em teatros

Na programação da noite desta sexta-feira (23), às 19 horas, “Habite-me”, com a atriz Carolina Garcia, é um espetáculo com bonecos e máscaras que será reapresentado no Espaço Villa Rica (Rua Piauí, 211). Esta é uma coprodução entre a Cia 4 Produções (Brasil) & Territoire 80 (Canadá). Os ingressos estão esgotados. Caso haja desistências, a bilheteria estará aberta para atender a fila de espera.

Conduzida por um fio narrativo musical, o espetáculo mostra quadros como o de um casal de idosos diante da brevidade da vida. Fala também sobre a volatilidade do tempo e a perplexidade diante do inevitável, e ainda aborda liberdade, sonho e esperança que nos inspiram com o surgimento do novo, em contraponto com os medos e dúvidas que eles nos geram. Classificação indicativa: 14 anos.

Às 20h30, no Cine Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85), tem a primeira apresentação de “Desfazenda – Me Enterrem Fora Desse Lugar”, com o coletivo O Bonde, de São Paulo. Dirigido pela slammer e atriz Roberta Estrela D´Alva, que também assina a direção musical com a atriz e DJ Dani Nega, a montagem utiliza a linguagem do spoken word (em inglês, ‘palavra-falada´), uma performance artística com narrativa rimada e musicada. O espetáculo será reapresentado no sábado, também às 20h30, no Teatro Ouro Verde.

Nesta montagem, baseada em uma história real, quatro pessoas pretas foram salvas de uma guerra por um padre branco. Elas são os personagens 12, 13, 23 e 40. Vivem numa fazenda, cuidando das tarefas diárias, supervisionadas por Zero. O padre nunca sai da capela, a guerra nunca atingiu a fazenda, e, sempre que os porquês são questionados, o sino soa e tudo volta a ser como antes. Ou quase. Até que um estranho vulto chega à fazenda e o silêncio é quebrado. Classificação indicativa: 14 anos. Os ingressos estão à venda no site filo.art.br ou pela plataforma Sympla.

Com ingressos esgotados para esta sexta-feira, às 21 horas, “Apuntes sobre la Frontera”, com a atriz mexicana Violeta Luna, do México, tem sua segunda e última apresentação na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura/UEL (Av. Celso Garcia, 205). Violeta Luna traz à cena o tema da imigração na comunidade latina e o deslocamento em massa de pessoas. “Apuntes sobre la Frontera” apresenta uma mulher que deixa seu país de origem em busca de melhores condições de vida. Em sua bagagem – material e poética – guardará o que considera necessário para a nova vida. Classificação indicativa: 14 anos. Ingressos ESGOTADOS. A bilheteria será aberta na hora para atender a fila de espera, em caso de desistências.

Sábado ao ar livre

“Preta do Leite – Contando e Cantando Histórias da Mitologia da Cultura Iorubá”, com a atriz Edna Aguiar, de Londrina, tem apresentação gratuita neste sábado (24), às 14 horas, em frente ao Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52). “Preta do Leite” é inspirada em conhecida personagem do imaginário da cultura popular. Edna Aguiar leva para a cena histórias dessa mulher muito falante, que saía de madrugada de sua casa para entregar o leite. No caminho, proseava tanto que, muitas vezes, o leite chegava ao destino já coalhado. Um resgate da ancestralidade por meio da cultura iorubá. Classificação indicativa: Livre.

Domingo de risos e histórias

A programação do FILO para o domingo (25) à tarde traz o “Pret(A) – Resquícios de Uma Mulher Só”, com a atriz Thainara Pereira, de Londrina. Será às 16 horas, na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura/ UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205) “Pret(a) – Resquícios de uma Mulher Só” é uma contação de histórias inspiradas em textos recolhidos do livro “Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis”, da escritora cearense Jarid Arraes. Não se sabe ao certo o que é verdade e o que é lenda – pois é um passado que não se conta. Mas o presente é vivo e pulsa tanto quanto as canções que permeiam as cenas, fazendo o espectador olhar para trás e, assim, compreender melhor a própria história. Classificação indicativa: 12 anos. Ingressos à venda em filo.art.br ou na plataforma Sympla.

Atração para toda a família, o espetáculo “Ao Ponto”, com a atriz e palhaça Aneliza Paiva, terá única apresentação às 19 horas, no Espaço Villa Rica (R. Piauí, 211). Entre aromas e sabores, abrindo caminhos para novas possibilidades diante da vida, o público irá se divertir com a história da palhaça Frida. Originária de uma família de grandes chefs, Frida sabe que cozinhar é necessário dentro da tradição. Mas ela deixa escapar que essa não é bem sua praia e dá espaço para a subjetividade se manifestar. Classificação indicativa: Livre. Ingressos à venda em filo.art.br ou na plataforma Sympla.

Festival Internacional de Londrina – FILO 2023

De 17 de junho a 2 de julho

Patrocínio: Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic)
Realização:
Associação dos Profissionais de Arte de Londrina (Aspa)
Apoio:
Universidade Estadual de Londrina – Casa de Cultura, Espaço Villa Rica, Fecomércio/Sesc PR, Kery Grill, Rádio UEL FM, EJ Rosa Amarela, Folha de Londrina, Laboratório de Cenografia e Cenotécnica, Sanepar/Governo do Estado do Paraná, Canto do Marl e Vila Triolé
Informações: www.filo.art.br
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada). À venda na plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/filo

Fonte: Divulgação