Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
FILO traz espetáculo mexicano “Tijuana” pela primeira vez

FILO traz espetáculo mexicano “Tijuana” pela primeira vez

quarta, 28 de junho de 2023
Categoria

Um dos destaques da programação internacional do FILO 2023, o espetáculo mexicano “Tijuana”, será apresentado no Cine Teatro Ouro Verde, nesta quarta (28) e quinta-feira (29)

Pela primeira vez no Festival Internacional de Londrina (FILO), o coletivo mexicano Lagartijas Tiradas al Sol traz para Londrina o espetáculo “Tijuana”, parte da série de trabalhos La Democracia en Mexico, que pretende abrir o debate sobre o significado desse regime político e suas contradições, incluindo a precarização e impactos econômicos, sociais e emocionais. A montagem será apresentada no Cine Teatro Ouro Verde, nesta quarta (28) e quinta-feira (29), às 20h30. Ingressos estão à venda pelo site www.filo.art.br ou na plataforma Sympla.

O que se espera da democracia é uma das questões apresentadas pela experiência do ator e diretor Lázaro Gabino Rodríguez que, durante seis meses, se transformou em Santiago Ramírez, morador de Tijuana – cidade na fronteira do México com Estados Unidos – e passou a ganhar um salário mínimo trabalhando em uma fábrica da região. O espetáculo “Tijuana” é o resultado do processo.

Essa experiência vivencial se transfigura no palco em um jogo de ficção e realidade, borrando as fronteiras entre verdade e invenção por meio de uma dramaturgia que bebe da linguagem documental, mostra suas vísceras e não esconde as engrenagens do processo criativo – tudo isso costurado por diários, fotografias e registros em vídeo.

Em “Tijuana”, o público poderá analisar quão próxima a experiência mexicana está da brasileira e qual o poder do teatro como uma ferramenta de transformação da realidade.

KARAÍBA –  A força do protagonismo indígena

O espetáculo ‘Karaíba, do Rio de Janeiro, destaca a participação indígena no FILO 2023 nesta quarta (28) e quinta-feira (29), às 19 horas, no Espaço Villa Rica. Com equipe composta majoritariamente por artistas indígenas, “Karaíba” é uma odisseia sonora teatral voltada para todos os públicos que faz uma releitura da pré-história brasileira antes da chegada dos portugueses. Ingressos estão à venda pelo site www.filo.art.br ou na plataforma Sympla.

Baseada na obra homônima de Daniel Munduruku, a história mescla mitologia indígena e aventura. Idealizado pela produtora Juliana Gonçalves, a montagem repensa lacunas da pré-história brasileira e elucida o encontro com os europeus como parte da narrativa, não o início dela. Também atuando como historiadora, Juliana conta que a inspiração para a montagem surgiu em uma pesquisa sobre revisão histórica colonial durante a pandemia.

Partindo do protagonismo das narrativas indígenas, o público irá participar desse exercício de imaginação sobre como seriam os povos e a vida nestas terras antes da chegada dos portugueses há 523 anos.  O canto, a dança, a poesia, a oralidade e a sonoridade compõem essa história cheia de ensinamentos e alianças.

“Karaíba” traz para o palco os atores indígenas Danilo Canindé, Jéssica Meireles, Ludimila D’Angelis e Yumo Apurinã. “A montagem é uma forma de resistência não só diante dos eventos trágicos recentes. A tragédia acontece desde o primeiro encontro e este espetáculo faz a gente repensar tudo aquilo que aprendemos na escola. O livro termina com os indígenas avistando as caravelas, mas a gente faz todo um apanhado dos últimos acontecimentos”, adiantou Juliana.

Para a realização da montagem, Juliana ressaltou que foi fundamental o apoio da Aldeia Maracanã, no Rio de Janeiro, que proporcionou o acesso a uma grande rede de artistas indígenas profissionais. “Fazia parte do nosso compromisso ético que os atores indígenas fossem protagonistas dessa história e foi surpreendente ter contato com tantos artistas indígenas aqui no Rio de Janeiro. É preciso nos atentarmos a isso e procurar ter acesso a essas redes em outros estados também”, observou. 

BAGAGEM –  Performance propõe debate sobre imigração

O artista plástico congolês Shambuyi Wetu chamou a atenção de quem passou pelo Calçadão na última terça-feira. Com sua bagagem, ele caminhou entre os transeuntes com o rosto coberto por um pedaço de ráfia (tecido feito de fibra têxtil de uma palmeira). A ação faz parte da performance “Bagagem”, que integra a programação do FILO 2023 e tem como proposta chamar a atenção para a condição dos imigrantes africanos pelo mundo.

A performance volta a acontecer nesta quarta-feira (28), às 11 horas, dentro do Terminal Central, e na quinta-feira (29), às 11h30, no Calçadão. E para quem quiser conhecer mais a história de Shambuyi Wetu e seu trabalho, nesta quarta-feira, às 16 horas, no Sesc Cadeião, ele também participa de bate-papo com o público em geral.

Ao propor uma visão crítica à invisibilidade dos imigrantes, Shambuyi Wetu interage com pessoas que encontra pelo caminho. Fala sobre sua experiência como imigrante, sobre a dificuldade em se inserir na sociedade e atuar em sua profissão. “É muito difícil conseguir isso. E também  muito ruim quando se tem uma formação e não se pode exercê-la”, comentou o artista que, ao chegar no Brasil em 2014, trabalhou por um período na construção civil.

Sobre a sua motivação em abandonar Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, e vir para o Brasil, sozinho, Shambuyi Wetu explicou que foi decorrente da falta de liberdade no país, devido à repressão. “Não podíamos falar ‘alto’ e isso me incomodava, assim como a instabilidade política e econômica”, contou o artista, que pretende voltar este ano ao Congo – pela primeira vez, desde que deixou o país – para visitar sua família.

Sob olhares curiosos, o artista foi acompanhado pelos espectadores que estiveram no Calçadão para conferir a performance.  O estudante do curso de Jornalismo Pedro Bruschi Guedes, de 17 anos, esteve lá com um grupo de amigos. “Estou acompanhado a programação do FILO e fiquei curioso para ver essa performance. Achei interessante o trabalho dele e também o olhar das pessoas sobre isso. É diferente e algo raro de se ver acontecendo no Centro da cidade. É legal porque nos faz pensar sobre a situação dos imigrantes”, afirmou.

O FILO é realizado pela Associação dos Profissionais de Arte de Londrina (Aspa) e possui patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). São apoiadores: Universidade Estadual de Londrina – Casa de Cultura, Espaço Villa Rica, Fecomércio/Sesc, Kery Grill, Rádio UEL FM, EJ Rosa Amarela, Folha de Londrina, Laboratório de Cenografia e Cenotécnica, Sanepar/Governo do Estado do Paraná, Canto do Marl e Vila Triolé Cultural

Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada) e estão à venda pelo site www.filo.art.br ou na plataforma Sympla https://www.sympla.com.br/produtor/filo. Mais informações podem ser obtidas no site do festival www.filo.art.br.