Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
FILO abre programação internacional

FILO abre programação internacional

quinta, 22 de junho de 2023
Categoria

Buenos Aires, Argentina. Junio 08 al 18 / 2007
6to Encuentro Hemisférico de Performance y Políticas.Secos y mojados. Violeta Luna – Roberto Gutierrez Varea.

Nesta quinta-feira (24), estreia a programação internacional do FILO 2023.  Às 19 horas, no Espaço Villa Rica, a atriz gaúcha Carolina Garcia apresenta o espetáculo de bonecos e máscaras “Habite-me”, uma coprodução Brasil/Canadá entre os grupos Cia 4 Produções e Territoire 80.

Conduzida por um fio narrativo musical, a dramaturgia é dividida em três quadros. “O Enamorado” mostra o relacionamento de um casal de idosos diante da brevidade da vida; “O Eterno Retorno” é sobre a volatilidade do tempo e a perplexidade diante do inevitável; e “O Inocente” aborda liberdade, sonho e esperança que nos inspiram com o surgimento do novo, em contraponto com os medos e dúvidas que eles nos geram.

O corpo humano da cena, investido de máscaras e bonecos, traz imagens que oscilam entre a atriz marionetizada e o boneco animado, num espaço disforme e maleável, como uma realidade em transformação.

Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 45 min. Ingressos à venda em www.filo.art.br ou na plataforma Sympla:

https://www.sympla.com.br/evento/habite-me-cia-4-producoes-brasil-canada-bra-can/1995994

 

México

Às 21 horas, na Divisão de Artes Cênicas/Casa de Cultura UEL (Av. Celso Garcia, 205), é a vez de “Apuntes sobre la Frontera”, com a atriz mexicana Violeta Luna. Radicada nos Estados Unidos, ela traz à cena o tema da imigração na comunidade latina e o deslocamento em massa de pessoas.

“Apuntes sobre la Frontera” apresenta uma mulher que deixa seu país de origem em busca de melhores condições de vida. Em sua bagagem – material e poética – guardará o que considera necessário para a nova vida.

Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 45min. Ingressos à venda em www.filo.art.br ou na plataforma Sympla:

https://www.sympla.com.br/evento/apuntes-sobre-la-frontera-violeta-luna-mexico-mex/1995972

 

Bate-papo
Nesta quinta, também acontece um bate-papo com a performer Nina Caetano, da intervenção urbana “Espaço do Silêncio”. Será às 16 horas, no Canto do MARL (Av. Duque de Caxias, 3241).

Vídeo HABITE-ME: https://www.youtube.com/watch?v=UQN5JeELcUM&t=5s

 

Festival Internacional de Londrina – FILO 2023

De 17 de junho a 2 de julho

 Patrocínio: Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic)
Realização:
Associação dos Profissionais de Arte de Londrina (Aspa)
Apoio:
Universidade Estadual de Londrina – Casa de Cultura, Espaço Villa Rica, Fecomércio/Sesc PR, Kery Grill, Rádio UEL FM, EJ Rosa Amarela, Folha de Londrina, Laboratório de Cenografia e Cenotécnica, Sanepar/Governo do Estado do Paraná, Canto do Marl e Vila Triolé
Informações: www.filo.art.br
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada). À venda no site www.filo.art.br  ou na plataforma https://www.sympla.com.br/produtor/filo

Fonte: Divulgação