Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
FILO libera ingressos extras para apresentação do espetáculo “Carne Viva”

FILO libera ingressos extras para apresentação do espetáculo “Carne Viva”

terça, 20 de junho de 2023
Categoria

A apresentação de hoje (19) da leitura encenada do Agon Teatro terá mais lugares disponibilizados; Bilheteria será aberta 1h30 antes para distribuição dos convites por ordem de chegada

A leitura encenada “Carne Viva”, do grupo Agon Teatro, de Londrina, terá apresentação única nesta segunda-feira (19), às 21h, na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura UEL. A apresentação é gratuita e hoje foram liberados alguns ingressos extras. É que a produção do grupo conseguiu disponibilizar mais lugares depois da montagem do cenário. A bilheteria vai disponibilizar os convites extras 1h30 antes da apresentação, por ordem de chegada.

Com dramaturgia de Renato Forin Jr., a peça aborda a fome e a crise social que antecedem os regimes totalitários, partindo da história da personagem Elisabeth que, desempregada e faminta, coloca à venda o seu próprio corpo para estudos, depois que morrer, para continuar vivendo.  A partir da atitude contraditória, a protagonista passa por uma série de instituições e atores sociais, desnudando as estruturas de poder, a desumanidade das relações e a máquina cíclica entre oprimidos e opressores.

Inspirada na peça “Fé Amor Esperança”, do austro-húngaro Ödön von Horváth (1901-1938), “Carne Crua” é o primeiro projeto no Brasil a traduzir e tomar como referência a obra deste escritor comparado a Bertolt Brecht pela contundência política de seu teatro.

“A obra de Horváth já tem uma grande atualidade, pois trata de temas que temos visto se repetirem em todo o mundo nesta nova onda de regimes de força que se aproveitam de momentos de dor e desinformação da população. Fazer esta reescritura no Brasil atual é flagrar, além de tudo isso, os jogos de opressão, que, no nosso caso, são frutos de uma história colonial e, principalmente, chamar a atenção para o absurdo da fome e da insegurança alimentar, que volta a rondar os brasileiros”, explica o dramaturgo.

A leitura encenada do texto será realizada pelo Agon Teatro e por dez atores profissionais e amadores de várias gerações da cena londrinense. O elenco, entre atores do grupo e convidados, é formado por Álvaro Canholi, Antônio Mariano Jr., Antonio Jr., Aurélio Pereira, Beto Passini, Danieli Pereira, Eliete Vanzo, Fátima Sgrignoli, Nivaldo Lino, Raíssa Bessa e Silvia França.

O livro homônimo de Forin, lançado em 2022, nasce de pesquisa com seu grupo, iniciado em 2018, sobre a possibilidade de um “teatro dialético” no contexto contemporâneo, ou seja, a busca de formas dramáticas e de encenação, de viés político, que conseguissem mobilizar reflexões verticais e uma transformação social – na linha do teatro épico de Brecht.

Horváth foi a fonte que o dramaturgo de Londrina descobriu em pesquisas internacionais e que apontou um caminho. A reescritura do original contou com a consultoria de tradução do Prof. Dr.  Alexandre Villibor Flory, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), especialista em teatro político e na transcriação de literatura em língua alemã.

Fonte: N.Com