Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Espetáculo musical reúne alunos da rede municipal no Cine Teatro Ouro Verde

Espetáculo musical reúne alunos da rede municipal no Cine Teatro Ouro Verde

sexta, 17 de março de 2023
Categoria


Evento desta sexta-feira (17) faz parte da programação da 12ª Mostra de Música de Câmara; apresentações vão ocorrer pela manhã e tarde

Dentro da programação da 12ª Mostra de Música de Câmara, a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina sobe ao palco do Cine Teatro Ouro Verde nesta sexta-feira (17) para apresentar o espetáculo “O Mundo Mágico da Música: um concerto para adultos e crianças”. As sessões agendadas para às 9h30 e 15h serão exclusivas para, aproximadamente, mil alunos da rede municipal.

O “Mundo Mágico” apresenta as tradicionais cantigas de roda que encantam gerações, além de obras de Mozart e Villa-Lobos, com a participação da palhaça Adelaide (personagem da atriz Juliana Galante), que conduz o público pelo universo mágico da música para conhecer peculiaridades de cada instrumento de uma orquestra.

A 12ª Mostra de Música de Câmara “Diálogos: música, história e educação”, sob direção artística do violinista Evgueni Ratchev, conta com uma programação variada com recitais, Encontro de Violões, Música nas Igrejas, Música nos Teatros e Concertos Didáticos. Nesta edição, a Mostra resgata obras inéditas do repertório da música Barroca à Contemporânea, além de composições nacionais.

A 12ª Mostra de Música de Câmara “Diálogos: música, história e educação” têm patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e da Unimed Londrina. Conta ainda com apoio da Folha de Londrina, CBN Londrina, Rádio UEL FM e Casa de Cultura da UEL. A direção geral é Irina Ratcheva, com realização da Artis Colegium Associação Cultural.

Orquestrando o Futuro – No período da tarde, também ocorre o lançamento oficial do projeto “Orquestrando o Futuro – Oficinas de Musicalização” e demais projetos socioeducativos da Secretaria Municipal de Educação (SME). O Orquestrando o Futuro já está em curso desde o mês de fevereiro, com oficinas semanais para 300 alunos do 1º ao 5º ano de escolas municipais.

O projeto faz parte das atividades educacionais desenvolvidas pela Orquestra de Câmara Solistas de Londrina e será realizado no decorrer do ano em seis escolas: E.M. Arthur Thomas, E.M. Nair Auzi Cordeiro, E.M. Norman Prochet, E.M. Aristeu dos Santos Ribas, E.M. Suely Ideriha, E.M. Luiz Marques Castelo (Distrito Espírito Santo).

Com coordenação geral da pianista e professora Irina Ratcheva, a experiência das oficinas de musicalização já havia sido testada em 2022 com mais de 70 alunos da Escola Municipal Arthur Thomas. “Ano passado fizemos um piloto do projeto e o resultado foi magnífico. Em poucas aulas os alunos já formaram uma grande orquestra e conseguiram realizar uma demonstração incrível na prefeitura de Londrina”, contou.

O Orquestrando o Futuro traz uma inovadora metodologia de ensino coletivo, possibilitando que os alunos aprendam de maneira lúdica e colaborativa. Natanael Fonseca, violonista e professor, é coordenador das oficinas e será regente das crianças em futuras apresentações. “Desenvolvo esse trabalho em outros estados há 12 anos e temos resultados muito promissores, com alunos que iniciaram no projeto e hoje seguem a vida como musicistas profissionais”, explicou.

Além das oficinas, estão previstas outras atividades em escolas, palestras para professores e público em geral, apresentações dos alunos participantes nas oficinas, guia didático (conteúdos disponibilizados na plataforma didática online para consultas), rodas de conversas e amplas pesquisas.

O projeto “Orquestrando o Futuro”, realizado pela Artis Colegium Associação Cultural e Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, foi selecionado via edital de Chamamento Público da Secretaria Municipal de Educação de Londrina.

Fonte: N.Com