Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Osuel executa peças de Mozart na Temporada Ouro Verde 2023

quarta, 14 de junho de 2023
Categoria

Na próxima quinta-feira (15), a Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel) sobe ao palco do Cine Teatro Ouro Verde, sob a regência do maestro titular Alessandro Sangiorgi, para o terceiro concerto da Temporada Ouro Verde 2023.

Na ocasião, a orquestra interpreta três obras do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, oferecendo uma pequena mostra do talento de um dos mais renomados compositores da música de concerto.

A ópera Don Giovanni (Don Juan), K. 527, é reconhecida por compositores, dramaturgos, filósofos e críticos, como uma página ímpar dentro da música dramática. Saudada como “a ópera das óperas” por Richard Wagner, estreou em 1787. Sua abertura, que resume o caráter jocoso, leve, mas, ao mesmo tempo trágico do enredo, abrirá o concerto.

A segunda obra da noite, interpretada pelo jovem e talentoso pianista londrinense Thiago Carvalho Gonçalves, será o Concerto nº 20, K. 466, em Ré menor, escrito em 1785. Dos 23 concertos para piano que Mozart escreveu, apenas dois são em tonalidade menor e, em particular, a tonalidade de Ré menor parece ter um significado especial para o compositor. Obras como o seu Réquiem e a ópera Don Giovanni, por exemplo, também são em Ré menor. Considerado por muitos como o marco entre o concerto clássico e romântico, essa obra de Mozart transita entre o equilíbrio formal e a expressividade vigorosa, que impressionaram até mesmo Ludwig Van Beethoven, de quem foi contemporâneo.

Por fim, o programa termina com a revigorante Sinfonia Haffner, K. 385, composta em 1782. Constituída de quatro movimentos, a sinfonia teve sua estreia feita pelo próprio compositor, alcançando grande aceitação de seus contemporâneos. Ainda hoje, é revisitada por todas as grandes orquestras pelo mundo.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica da UEL
Data: 15 de junho
Horário: 20h30
Local: Cine Teatro Universitário Ouro Verde
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada) à venda no Cine Teatro Ouro Verde, de segunda a quarta-feira (das 14h às 17h e 18h às 20h) e no dia 15, das 14h ao início do concerto.

Fonte: O Perobal