Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Concerto no Ouro Verde com a Orquestra Sinfônica da UEL

Concerto no Ouro Verde com a Orquestra Sinfônica da UEL

quinta, 18 de maio de 2023
Categoria


Apresentação gratuita será nesta quinta-feira (18), e faz parte das comemorações dos 70 anos do Cine Teatro Ouro Verde

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (UEL) se apresenta nesta quinta-feira (18), às 20h30, no Cine Teatro Ouro Verde, trazendo um repertório com música brasileira de compositores consagrados. No programa, obras de Guerra Peixe (Ponteado), Cláudio Santoro (Ponteio), Andersen Viana (Suíte de canções infantis brasileiras), Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Guerra Peixe (Mourão), Lorenzo Fernandez (Saudosa Seresta e Suave Acalanto), Henrique de Curitiba (Poema Sonoro e Serenata Noturna), Rogério Krieger (Capoeira e Fandango) e Mestre Duda (Fantasia para Marquinhos e Suíte Monete).

Sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi, o concerto vai contar com dois talentosos solistas: Gilberto Queiroz (trombonista) e Cícero Cordão (trompete). A entrada é gratuita, mas o público deve retirar o ingresso uma hora antes do concerto, na bilheteria do Cine Teatro.

O concerto faz parte da programação do circulasons que comemora os 70 anos do Teatro Ouro Verde. A celebração começou no ano passado com a Semana Arrigo Barnabé, tendo várias atividades como a palestra da arquiteta Juliana Suzuki; lançamento do livro Jardim de Inverno e Verão, de Cristina Santeiro; Mostra de Cinema e o Show Clara Crocodilo, com Arrigo Barnabé, banda Aminoácido e Tetê Espíndola.

Primeira Sinfônica do Paraná

Criada oficialmente em 14 de março de 1984, a OSUEL é a primeira orquestra sinfônica do Paraná. O trabalho inicial foi feito pelo maestro Othônio Benvenuto, depois sucedido por outros maestros: José Gramani, Cláudia Feres, Norton Morozowicz, Evgueni Ratchev, Wagner Polistchuk, Martin Tuksa, Henrique Vieira, Elena Herrera, Maurizio Colasanti e, atualmente, por Alessandro Sangiorgi.

A OSUEL é protagonista da série de concertos da “Temporada Ouro Verde”, proporcionando ao público o privilégio de ouvir obras dos mais importantes compositores da música erudita internacional e brasileira. Em sua trajetória, sempre contou com a participação de renomados solistas e regentes convidados, além de ter como solistas, músicos da própria orquestra.

Comenda Ouro Verde

A OSUEL desempenha um relevante papel na sociedade, participando dos mais importantes eventos culturais e artísticos de Londrina e do Paraná. Em 2003, recebeu a “Comenda Ouro Verde” – a mais importante honraria concedida pela Câmara Municipal de Londrina para entidades que se destacam em diferentes áreas do conhecimento e contribuem para o bem-estar da comunidade londrinense.

circulasons

Em sua 4ª edição, o circulasons apresenta ao público uma programação artística e pedagógica centrada na difusão e valorização da música brasileira – vocal & instrumental. São shows, concertos, oficinas, palestras e encontros com artistas que contribuem e estimulam uma escuta sensível e pensante. É uma alternativa para os ouvidos.

Com a proposta de fazer a música circular, o público pode assistir apresentação de artistas como Ná Ozzetti, José Miguel Wisnik, Lívia Nestrovski, Fred Ferreira, Badi Assad, Claudinho Santana, Grupo Mawaca, Duo Gisbranco, Egberto Gismonti, Arrigo Barnabé, Paulo Braga, Sergio Espíndola, Duo Clavis, André Siqueira Trio, Toninho Ferraguti, Arnaldo Antunes, Curumin, Betão Aguiar, banda Aminoácido,Tetê Espíndola e a Patife Band. Ao todo, foram realizados 12 shows, três oficinas, cinco palestras, quatro lançamentos de livros e uma Mostra de Cinema.

Patrocínio

O projeto circulasons – 70 anos do Cine Teatro Ouro Verde conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), Unimed Londrina, Sisprime, SINPRO Londrina e SONKEY.

Apoio: Casa de Cultura UEL, Museu Histórico de Londrina, Radio UEL FM, Hotel Crystal, Folha de Londrina, Caco Alimentação, Brasiliano, Ibrahim Gastronomia, Olga – a livraria da cidade e Ciranda.

Realização: TOCA arte ação criação; FAUEL – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina.

Idealização e curadoria: Janete El Haouli.

Produção: Janete El Haouli e Fabrício Polido.

Solistas:

Gilberto Queiroz: Trombonista, arranjador, compositor e regente, Gilberto Queiroz atua em diversos Festivais de Música e Simpósios como professor convidado. Atualmente é Primeiro Trombonista da OSUEL, Maestro e Diretor Musical da Banda do Colégio Marcelino Champagnat e Diretor Musical da Oppera Brass Produções Artísticas. Atuou por 6 anos como professor na Pós Graduação em Música da UEL (arranjo para Jazz Orquestra) e foi trombonista do Quinteto Metais do Paraná, com o qual tocou em várias cidades do país e pode dividir palco com músicos de renome nacional e internacional, como Charles Schlueter, Rex Richardson, Fernando Dissenha, entre outros.

Cícero Cordão: Nascido em Itaporanga – PB, onde começou seus estudos musicais no ano de 1983 na banda de música local. Concluiu seu bacharelado em trompete em 1992 na UFPB e seu mestrado em performance na UNIRIO em 2010, ambos orientados pelo prof. Dr. Nailson de Simões. Recebeu orientação de renomados trompetistas nacionais e internacionais, entres os quais se destacam: Charles Schulueter, Fred Mills, Nailson Simões, Anor Luciano, Gilberto Siqueira, Fernando Dissenha, entre outros, também dividindo o palco com os mesmos em várias ocasiões. Como professor atuou na UFPB e em festivais de música, projetos musicais, bandas marciais. Em 2013 ministrou masterclass para alunos de metais da Illinois State University (USA). Desde 1993 mantém o seu curso particular de trompete onde já formou e continua formando profissionais. Desde 1993 até o presente é 1o trompete e solista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL), e do Quinteto Metais do Paraná. Com a OSUEL já fez inúmeras participações como solista. Também como solista, já se apresentou nos EUA e na Itália, e atuou com o “Duo Londrina de Trompete e Piano” com a pianista Luciana Gastaldi, de 1994 a 2014, tendo tocado as principais peças do repertório do trompete. Paralelamente, atua como avaliador de concursos de bandas regionais, estaduais e nacionais. Em 2010 foi diretor da Casa de Cultura da UEL, e de 2010 a 2014 Chefe da Divisão de Música da UEL.

Maestro Alessandro Sangiorgi

Nascido em Ferrara, Itália, formado pelo Conservatório de Milão, iniciou sua carreira internacional em Israel em 1989, regendo a Jerusalem Symphony Orchestra. Em seguida (1990-1993) foi convidado como Maestro Residente pelo Teatro Municipal de São Paulo. No Brasil regeu também a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Brasileira, a OSUSP, a Orquestra Sinfônica da Bahia, a OER, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, Orquestra Sinfônica do Theatro São Pedro e, de 1995 a 1998, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro como principal regente convidado. Apresenta-se regularmente na Europa, tendo sido convidado pelo Stadttheater de St.Gallen (Suíça), Teatro Nacional de Split(Croácia), Orquestra Regionale Toscana (Itália), Orquestra Filarmônica de Estado “Dinu Lipatti”(Romênia), Teatro Nacional de Belgrado (Sérvia), Teatro Nacional da Moravia-Silesia (Rep. Tcheca), Teatro Nacional de Bratislava (Rep. Eslovaca), Orquestra Sinfônica de Krasnoyarsk (Rússia), Teatro dell’Opera di Roma, Orchestra Sinfonica Siciliana (Palermo, Itália).

De 2002 a 2010 foi Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica do Paraná, tendo sido responsável pela ampliação do repertório sinfônico, por várias estreias mundiais e pelo retorno das montagens de ópera. Em dezembro de 2009 foi agraciado pelo Presidente da República Italiana com o título de “Cavaliere dell’Ordine dellaSolidarietà”, concedido pelos méritos artísticos conseguidos no Exterior.

De 2011 a 2012 foi Principal Guest Conductor na Ópera Nacional de Sofia (Bulgária), com a qual estreou no Japão, apresentando “Tosca” de Puccini e “Cavalleria Rusticana” de Mascagni em 11 cidades, incluindo Tóquio, no famoso Bunka Kaikan Hall. Em 2015 foi convidado como novo Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Universidade Estadual de Londrina e da Opera Orchestra Curytiba.  Desde 2019 atua também como Regente Assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Fonte: N.Com