Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Endividou? Professor dá dicas para organizar as finanças Endividou? Professor dá dicas para organizar as finanças

Endividou? Professor dá dicas para organizar as finanças

Sunday, 18 de July de 2021
Categoria:

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelaram que o endividamento das famílias é o mais alto desde 2010

A pandemia de Covid-19 afetou o dia a dia da população brasileira de muitas maneiras e a situação financeira foi uma das mais atingidas. Um levantamento nacional realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que, no último mês de junho, o percentual de brasileiros endividados no País alcançou o recorde histórico de 70% do total de famílias desde 2010. O 1º semestre do ano acabou com 69,7% das famílias brasileiras endividadas, alta de 1,7% em relação a maio e de 2,5% em comparação a junho de 2020.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Pitágoras Unopar, Gabriel Quirino, diz que o cenário reflete a situação financeira dos cidadãos em um período atípico de pandemia. “Houve aumento de desemprego, o auxílio emergencial não chegou a todos que precisavam e o valor que chegou foi insuficiente para o sustento. A pandemia continua e ainda não há uma perspectiva segura de quando a economia voltará a se recuperar”, avalia.

Para o especialista, o momento abre o debate para a importância de se preparar crianças e adolescentes para lidar com suas próprias finanças. “A Educação Financeira é fundamental para estimularmos a autonomia dos jovens, para a construção de uma vida financeira responsável. Isso vai influenciar diretamente na formação de um adulto que faça o uso consciente do dinheiro e que saiba lidar com problemas financeiros, principalmente em situações inesperadas como é o caso da pandemia”, destaca Quirino. Ele lembra ainda que o descontrole das finanças pode trazer outros problemas, como transtornos emocionais, afetando a vida de toda a família.

A seguir, o professor lista cinco passos para auxiliar na organização da vida financeira:

1) Consulte seu CPF: tenha conhecimento da extensão da sua dívida. É muito comum que as pessoas, para se afastarem dos problemas, ignorem as cobranças. Mas é preciso encarar esse desafio, pois, quanto mais se adia, mais os débitos aumentam. Por isso, é importante fazer um levantamento inicial de todas as pendências financeiras. Há aplicativos de celular que fazem essa busca, mas certifique-se antes de que o software é oficial da empresa de proteção ao crédito.

2) Negocie: com o resultado da sua busca em mãos, se organize para negociá-las junto ao credor. Mas, antes, faça uma seleção daquelas com valores mais altos; priorize a negociação destas. A razão está nos juros: quanto maior o débito, maior será o encargo. Algumas empresas oferecem sites específicos para esse tipo de negociação. Caso não consiga pela internet, busque contato por telefone ou presencialmente no credor e se mostre disponível para negociação.

3) Corte gastos supérfluos: “Quero negociar, mas não tenho dinheiro para pagar?” Então, você precisa de um plano, diz Quirino. O ideal é colocar na ponta do lápis todas as suas despesas fixas como água, luz, telefone e aluguel, por exemplo. E as despesas variáveis, como parcelamentos de compras. Faça uma análise e veja onde consegue reduzir. Segundo o professor, nessa etapa também é preciso cortar gastos considerados supérfluos, aqueles que não farão falta caso sejam eliminados. Somente assim você conseguirá recursos para quitar suas dívidas.

4) Faça um controle de compras futuras: agora que você está organizando sua vida financeira, controlando gastos supérfluos e quitando dívidas, você não quer colocar a perder todo esse esforço realizado. Nesse passo é muito importante que se evite comprar a prazo. Reflita se o bem que está sonhando comprar é realmente necessário. O professor recomenda que caso seja de extrema necessidade aquela compra, antes deve ser feita uma pesquisa de valores ou negocie descontos. Sabemos que é um pouco mais difícil, mas adie a compra para tentar pagá-la à vista. Essa é, de longe, a melhor opção. Organize-se para juntar dinheiro. Dessa forma, você mantém seu nome limpo e pode usá-lo quando precisar de crédito para aquisição de bem de maior valor, como um carro ou uma casa.

5) Planeje: Nunca abra mão do planejamento. Uma vez que você conseguiu organizar sua vida financeira, não corra riscos. Mantenha sua planilha de entradas e saídas, tenha uma visão ampla de onde está indo seu dinheiro. E o mais importante: envolva as pessoas da casa, demonstre o valor de cada bem, esclareça os gastos e dê uma visão de futuro; de onde se pretende chegar com esse planejamento. Conquiste aliados para sua organização financeira.

Sobre a Pitágoras
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.
Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.faculdadepitagoras.com.br e https://blog.pitagoras.com.br/category/noticias/

Sobre a Unopar
Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é referência em inovação e é reconhecida pela vanguarda acadêmica em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu.
Presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os estados brasileiros, a Unopar presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unopar oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
Em 2011, a Unopar passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www2.unopar.br e https://blog.unopar.com.br/category/noticias/

Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 920,6 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1,5 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br.

Divulgação