Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Conheça três áreas de atuação presentes em concursos públicos

Conheça três áreas de atuação presentes em concursos públicos

segunda, 29 de agosto de 2016
Categoria

Eles possibilitam mais benefícios e também mais vantagens em relação a cargos de instituições privadas

Alternativa para que ingressar no mercado de trabalho ou explorar outras áreas de atuação, os concursos públicos estão sendo cada vez mais disputados. Isso acontece porque eles possibilitam mais benefícios e, muitas vezes, mais vantagens em relação a cargos de instituições privadas.

 As provas podem ser aplicadas em diversas áreas de atuação, dependendo do nível de escolaridade e órgão responsável pela seleção. Separamos três delas, que estão entre as mais concorridas pelos brasileiros. Confira!

Agências Reguladoras

Responsáveis por fiscalizar e realizar o controle de qualidade dos prestadores de serviços públicos praticados por empresas privadas, as agências reguladoras estabelecem regras para esse segmento. O monitoramento de empresas de diversos portes é feito em prol do consumidor. Conheça algumas delas:

 A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desenvolve as telecomunicações no país e fiscaliza as empresas de telefonia. Seu objetivo é atender às necessidades e aos interesses do cidadão brasileiro.

 A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) regulamenta as atividades do segmento. Ela está vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME) e estabelece regras para a ação de empresas ligadas ao ramo.

Para regulamentar e fiscalizar a geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi criada, em 1996. Além disso, ela é mediadora de possíveis conflitos entre empresas e consumidores.

Conheça três áreas de atuação presentes em concursos públicos - LondrinaTur

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está vinculada ao Ministério da Saúde, desde 2000, e foi criada para defender o interesse e o direito público à saúde complementar. Ela também contribui para o desenvolvimento de ações em prol da manutenção da saúde no país.

Uma das mais conhecidas pela população, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza o controle sanitário durante o sistema de produção e comercialização de produtos e serviços.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é responsável por regulamentar e fiscalizar as atividades do setor aéreo. Vinculada à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, seu foco é garantir serviços de qualidade, segurança e respeito ao consumidor.

Planejamento, gestão e controle

As vagas para a área atendem a diversos órgãos: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG); Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle; e o Tribunal de Contas da União (TCU). Eles podem ser de nível federal, estadual ou municipal.

Para essa área existem dois tipos de cargos. Os destinados a pessoas com nível superior são responsáveis por averiguar receitas e despesas públicas, além de cuidar da gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos. Ela também está relacionada à prevenção da corrupção, tecnologia da informação e obras realizadas.

 Enquanto isso, os cargos oferecidos a profissionais de nível médio são para técnicos administrativos. As suas responsabilidades na vaga são semelhantes às de outros órgãos.

Segurança Pública

A área de Segurança Pública é uma das mais dinâmicas – por isso atrai tantos candidatos à vaga –; porém, também está entre as mais arriscadas. Para concorrer, é necessário ter um preparo mais específico, ou contar com disponibilidade para realizar um curso de formação antes de iniciar as atividades. Conheça algumas delas:

 Um dos cargos mais altos do concurso, para se tornar um Delegado é necessário ter curso superior completo. Ele é responsável por comandar e planejar operações policiais, além de supervisionar e executar missões, sejam elas sigilosas ou não.

 Para ser um Perito Criminal é necessário ser graduado ou ter um curso técnico. Os peritos realizam exames periciais, coleta de dados e informações para complementar aquilo que poderá ser desvendado pelos exames.

 Os Agentes também devem ter diploma de nível superior, já que eles são responsáveis pela execução de investigações e operações policiais, pela condução dos veículos oficiais da polícia e por exercer outras atividades administrativas.

 O Escrivão é designado para tomar conta de formalidades, redigir termos, autos e mandatos. É ele quem acompanha as autoridades em diligências – buscas ou atos feitos fora de cartórios ou auditórios – e fica atento aos prazos estipulados.

Fonte: Divulgação