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O jornalismo é extremamente essencial para uma sociedade democrática. O profissional pode trabalhar em várias áreas, como rádio, TV, redação e edição em jornais, revistas e sites na internet, comunicação corporativa e assessoria de imprensa. Com a ascensão da internet e de novas tecnologias, passou a ser essencial que o jornalista se atualize e acompanhe as atuais tendências de mercado.
A revolução tecnológica atingiu todas as áreas, e a de comunicação foi uma das primeiras afetadas. Cursos como Rádio e TV, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Produção Audiovisual estão se reinventando. Existem, inclusive, escolas e faculdades especializadas em comunicação para quem deseja ingressar nesse mundo, como é o caso da fapcom.edu.br, por exemplo.
O jornalismo tradicional como conhecemos está perdendo sua força, mas isso não quer dizer que a profissão esteja fadada à extinção. Pelo contrário, é ainda mais importante em uma era de velocidade de informações e de compartilhamento por redes sociais. Ter uma visão de futuro e estar conectado com as novas ferramentas digitais é pré-requisito para quem deseja ingressar na profissão.
Para quem vai trabalhar em veículos de comunicação, há várias plataformas que auxiliam na pesquisa e na apuração de pautas, produção e distribuição do conteúdo. O Google News Lab, por exemplo, é um projeto que apoia o desenvolvimento e a distribuição de informações sobre o que está acontecendo no mundo por meio de ferramentas e treinamentos para jornalistas no ambiente digital.
O marketing digital, com suas diversas técnicas, ajuda na distribuição e no compartilhamento de conteúdo relevante na internet. Foi-se o tempo em que o jornalista só tinha que ter um texto impecável. Agora, ele é responsável por fazer essa informação circular por meio de plataformas sociais.
Quem faz esse curso, também está habilitado para trabalhar na área de comunicação corporativa e assessoria de imprensa. A primeira se refere a cuidar, dentre outras coisas, da imagem, identidade e reputação de uma empresa. Já a segunda, do relacionamento e divulgação da corporação com a mídia. Ambas exigem um alto conhecimento sobre o público-alvo de alguma organização. Para traçar estratégias eficazes nesse ambiente, é essencial se apossar de técnicas de marketing digital, que facilitam a coleta de dados e a segmentação do grupo com o qual você vai trabalhar.
Um exemplo de que o marketing é um grande aliado do jornalismo está no estudo feito pela NewsCred, do Reino Unido. Eles descobriram que os profissionais estão migrando de veículos tradicionais de comunicação para o marketing, fazendo produção de conteúdo para marcas – o chamado branded content.
Para engajar o público e oferecer histórias poderosas, essas empresas contratam jornalistas que dominam as técnicas de escrita como ninguém. Nesse caso, todos ganham: as marcas, em busca de conteúdo de qualidade para se comunicar melhor com o público que desejam atingir, e os jornalistas, ávidos por novos ares na profissão e com boas expectativas sobre a área de marketing. O estudo ouviu 50 jornalistas e 50 marcas.
Fonte: Divulgação