Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Com apoio do Promic, Banda Caburé Canela lança segundo single do novo álbum

Com apoio do Promic, Banda Caburé Canela lança segundo single do novo álbum

sexta, 20 de agosto de 2021
Categoria

Música “Claridade” estreia com videoclipe e está disponível, a partir de hoje (20), em todas as plataformas musicais

Foto: Leon Gregório / Divulgação

Os londrinenses do Caburé Canela divulgam o segundo single do seu novo disco, Cabeça de Cobre. A música “Claridade” foi disponibilizada, nesta sexta-feira (20), nos principais aplicativos musicais. E a canção já nasce com um videoclipe, dirigido por Leon Gregório, produção que pode ser assistida aqui.

A banda tem como integrantes Carolina Sanches (voz), Lucas Oliveira (voz, violão, violino e teclado), Maria Carolina Thomé (percussão), Mariana Franco (contrabaixo), Paulo Moraes (bateria) e Pedro José (voz, clarinete e guitarra).

A nova música foi a escolhida para abrir o segundo disco do grupo, trabalho composto por dez faixas, todas gravadas de forma totalmente analógica e ao vivo, em Petrópolis (RJ), no estúdio Forest Lab. O álbum foi produzido pelo mineiro Lisciel Franco, conhecido por construir seus próprios equipamentos, processar e mixar exclusivamente em fita, o álbum tem previsão para chegar ao mercado musical em setembro, acompanhado de uma edição limitada de vinil. A produção contou com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

O guitarrista Pedro José conta que a faixa “Claridade” faz enxergar, mas também ofusca, confundindo a visão, criando ilusões para os sentidos. “Mesclando batidas computadorizadas com sons produzidos manualmente pelo acoplamento de objetos acústicos a objetos eletrônicos, criamos a atmosfera reluzente de onde parte a embarcação que irá deslizar pelas paisagens do corpo, margeando seus limites, descobrindo suas possibilidades de manifestação”, revelou o músico.

Capa do CD Claridade. Arte: Pablo Blanco e Carolinaa Sanches

Capa – O projeto gráfico das capas dos singles e do álbum, foram frutos de uma colaboração entre a artista visual, e também compositora e vocalista da banda, Carolinaa Sanches e o premiado designer Pablo Blanco. A intenção era com que as artes ilustradas dialogassem com a forma analógica que o álbum foi registrado.

De acordo com a vocalista, a banda sempre foi marcada pela pluralidade, diversidade, mistura e hibridismo. E, como o conceito da Cabeça de Cobre desde a concepção do projeto até a realização, foi planejado um passeio sonoro do eletrônico para o eletro acústico, do digital pro analógico, e na arte gráfica não poderia ser diferente. “Mostrar nossas caras é algo novo, e neste momento, apresentamos elas através de um degradê de cores, estampando a diversidade e também quem está à frente ou por trás do som”, detalhou.

Clipe  – O videoclipe da faixa foi dirigido, roteirizado, captado e editado por Leon Gregório, que também trabalhou com a banda, dirigindo o clipe Sem em 2018.

O ritmo sutil da obra, se funde com a atmosfera melancólica da música, que por sua vez, prende o espectador mesmo indo na contramão da linguagem utilizada por produções audiovisuais do mundo contemporâneo, regidas pelo bombardeio de informações.

O compasso desacelerado que marca o clipe, é evidenciado pela linguagem em preto e branco das cenas captadas em locações que contribuem para o contexto proposto da obra. Um hotel abandonado em Bandeirantes (PR), o rio Paranapanema em Chavantes (SP), paisagens noturnas de Ourinhos (SP) e trechos de estrada em Londrina (PR).

Caburé Canela – Com uma identidade sonora que ultrapassa as definições de gêneros musicais, a banda se destaca por sua originalidade dentro de ritmos populares como rock, blues, bossa nova, samba, baião, rumba e afro-beat.

Em 2018, a banda lançou seu primeiro álbum de estúdio, Cabra Cega, que foi responsável pelo amadurecimento não só musical, como também administrativo e funcional do grupo, desde produção de shows até capas e contexto visual de toda concepção artística.

Fonte: N.Com