Exposição: "OLHARES EM P&B", no CEDDO
Barreira do Inferno – Celina Tonin No inicio do século XIX surgiu, em preto e...
Grupo londrinense irá se apresentar na Itália, França, Inglaterra e Alemanha; projeto realizou diversas oficinas com apoio do Promic
O Clube do Choro de Londrina vai apresentar a cultura musical da cidade e do Brasil em uma turnê pela Europa no mês que vem. Entre os dias 10 e 16 de julho, o grupo estará na localidade italiana de Fara in Sabina, como parte da programação do Festival F.L.I.P.T, voltado ao teatro. Após este período, entre os dias 17 e 28, o Clube do Choro levará sua arte para outros países, passando pela França, Inglaterra e Alemanha. A formação do grupo para esta turnê conta com Júlio Erthal na flauta transversal e sax soprano, Cecília Feliciano na voz e percussão e Osório Perez no violão sete cordas.
Em 2022, os londrinenses compartilharam o palco com o grupo italiano Teatro Potlach, no Museu Histórico de Londrina. Após esse primeiro contato, o diretor e fundador do Potlach, Pino di Buduo, fez o convite para que o Clube do Choro levasse a música brasileira aos palcos do Festival F.L.I.P.T, o que resultou na atual turnê.
O músico Osório Perez, integrante do Clube do Choro há 12 anos, frisou que essa é uma oportunidade para que o mundo conheça melhor a música que existe no Brasil. Perez enfatizou que as escolhas do repertório se baseiam nos diversos estilos e estéticas que o país oferece, incluindo canções de artistas londrinenses e de nomes nacionais como Jorge Aragão, Alcione, Beth Carvalho e Bloco Baião.
“Pretendemos dar o nosso melhor nessa turnê, e levar nesses pequenos shows a nossa bagagem de música brasileira, focando em estilos que vão do Norte ao Sul do país. Vamos tocar alguns ritmos das décadas de 30 e 80, como o samba do Rio de Janeiro e o forró do Nordeste. Na primeira etapa da turnê, vamos participar do festival, e na segunda parte da viagem faremos uma excursão pela Europa para tocar em outros lugares, como Londres e Paris”, afirmou o artista.
Oficinas de música – Entre 2022 e 2023, o Clube do Choro conduziu uma série de oficinas de música em Londrina, ensinando os participantes a tocar diversos instrumentos, como flauta, sax, bandolim, cavaquinho, violão 6 e 7 cordas e pandeiro, entre outros. Como conclusão do curso, o grupo realizou, em 6 de junho, uma apresentação final com a participação dos alunos, no Espaço AML Cultural. O projeto contou com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
De acordo com Perez, o apoio recebido através do Promic tem sido bastante importante para o grupo. “O Promic é essencial para financiar os projetos ligados à cultura, gerando maior visibilidade para os artistas da região, e nós fomos muitas vezes beneficiados por ele. Dessa forma, os diretores de teatro de diversos lugares tiveram contato com o nosso trabalho, proporcionando oportunidades como essa da turnê”, salientou o músico.
Como contribuir – O Clube do Choro está aceitando contribuições de pessoas e empresas que desejem auxiliar com os custos da viagem. Quem quiser saber mais pode entrar em contato com Osório Perez, pelo telefone/WhatsApp (43) 99937-1246, ou acessar o perfil de Instagram do grupo (clique aqui).
Fonte: N.Com