Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Cia Fuxica faz apresentação de teatro lambe-lambe em bibliotecas

Cia Fuxica faz apresentação de teatro lambe-lambe em bibliotecas

sexta, 07 de julho de 2023
Categoria

Com foco no público infantil, iniciativa tem entrada gratuita; projeto é patrocinado pela Prefeitura, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura

Nesta sexta-feira (7), às 14h, a Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati (Av. Guilherme de Almeida, 2.260), recebe a Cia Fuxica para uma apresentação do projeto de teatro “Lambe-Lambe: Janelas para Lendas”. Já a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Praça 1º de Maio, em frente à Concha Acústica) terá apresentações da iniciativa na segunda (10) e terça-feira (11), também às 14h.

Todos os eventos são abertos ao público e têm entrada gratuita, sendo que o projeto conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A atividade é indicada, principalmente, para crianças com idade entre 5 e 12 anos.

A peça será encenada em uma caixa, e as crianças podem assisti-la através de uma pequena janela, escutando os diálogos e sons por meio de fones de ouvido, tratando-se de uma experiência multissensorial.

Criado pelas estudantes de artes cênicas Camila Cortês, Lilian Pessoa, Clarice Treml e Nara Motta, o projeto da Cia Fuxica foi selecionado pelo Promic em 2022. Desde então, as artistas ficaram por um ano desenvolvendo uma peça que atendesse as suas expectativas.

A produtora da Cia Fuxica, Nara Motta, contou que foi convidada para participar dessa iniciativa pelas colegas da faculdade. De acordo com ela, a apresentação é baseada em três lendas indígenas, que contam as histórias da vitória-régia, do boto-cor-de-rosa e da Iara. “As atrizes se interessaram por esse tipo de teatro na faculdade, e tiveram vontade de fazer algo nesse âmbito. Foi assim que surgiu a ideia de contar as lendas de forma mais lúdica, atraindo principalmente as crianças. É a primeira vez que vamos apresentar essa obra; estamos na faculdade e estamos fazendo isso como uma forma de sair da sala de aula e ter esse contato com a comunidade”, explicou.

A coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão das Bibliotecas Públicas de Londrina, Tatiane Santos, frisou que receber esse projeto faz parte das ações da cidade que visam democratizar a cultura, e as bibliotecas são um ótimo local para atender a população. “Para nós, é uma alegria receber esse projeto nas Bibliotecas Públicas de Londrina, pois além de proporcionar o acesso à cultura por meio do teatro lambe-lambe, também proporciona conhecimento sobre o folclore e as lendas brasileiras. Tenho certeza de que os participantes irão amar”, enfatizou.

Fonte: N.Com