Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Biblioteca da Zona Sul terá apresentação de violino e piano

Biblioteca da Zona Sul terá apresentação de violino e piano

sexta, 03 de março de 2023
Categoria

 


Público de todas as idades é convidado a prestigiar a atividade, conduzida pelo músico Brenno Lopes

A Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati recebe, na próxima segunda-feira (6), uma apresentação musical de violino e piano. Aberta ao público de todas as idades, essa atividade será conduzida pelo músico Brenno Lopes, que também é professor de violino e piano. A apresentação inicia às 10h, e a Biblioteca Eugênia Monfranati fica na Avenida Guilherme de Almeida, 2.260, Parque das Indústrias.

Para conferir a atração especial, já está confirmada a presença de cerca de 50 alunos da Escola Municipal Osvaldo Cruz. Os alunos são de turmas do 1° ano e do P5.

Segundo a bibliotecária da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Leticia Baptista Pires, um dos objetivos da apresentação é diversificar as linguagens trabalhadas no espaço. “A música conecta muito as pessoas, especialmente crianças, e na Biblioteca da Região Sul procuramos integrar o sujeito ao mundo por meio dos livros, incentivo à leitura, contações de histórias, exposição de fotografia, intervenções artísticas e outras linguagens que já trouxemos para a população local. Leitura não é só do livro, à leitura pode ser de imagens, de sons, e todos os outros sentidos que a arte desperta”, elencou.

O músico e professor Brenno Lopes contou que, para essa atividade de segunda-feira (6), ele fará uma apresentação solo em que interpreta um personagem que gosta de jogos e brincadeiras, mas que, ao estudar violino e piano, se diverte enquanto leva os estudos a sério. “Há um enredo que começa interagindo com o público, resgatando jogos e brincadeiras infantis para, em seguida, apresentar um pouco do repertório do violino e piano como se fosse um estudo diário do personagem. Assim, mostro que toda criança pode brincar e jogar, mas que também pode estudar e apreciar a música e arte – e se divertir com todos eles”, adiantou.

Durante a execução do repertório ao piano, o público terá contato com músicas do período barroco, clássico, romântico e moderno. “Por fim, uma música clássica brasileira, geralmente do modernismo. A abordagem é delineada de acordo com a faixa etária de cada grupo. É muito mais uma peça artística do que uma aula ou uma apresentação musical formal”, explicou o músico.

No momento dedicado ao violino, as canções devem incluir músicas do folclore brasileiro, como as cantigas de roda, juntamente com música clássica. “Vai de acordo com o desenrolar da apresentação. Não é uma apresentação ‘pré-fabricada’, é uma via de mão dupla. Aprendo muito com as crianças e espero que elas possam aprender um pouco comigo”, acrescentou Lopes.

Com formação em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Lopes leciona para alunos de todas as idades, mas sua especialidade são as aulas de violino e piano para crianças, a partir dos 3 anos. “Já levei a música do violino e/ou piano para Centros Municipais de Educação Infantil, Escolas Municipais, para o Museu Histórico, para Hospitais e Praças Públicas, mas nunca tinha tocado em uma Biblioteca. Achei o convite muito oportuno e importante, pois o acesso à cultura e arte não pode ter barreiras”, finalizou.

Fonte: N.Com