Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Após um ano em temporada, Núcleo Ás de Paus reestreia o espetáculo Donantônia Após um ano em temporada, Núcleo Ás de Paus reestreia o espetáculo Donantônia

Após um ano em temporada, Núcleo Ás de Paus reestreia o espetáculo Donantônia

Friday, 30 de June de 2017
Categoria:

Grupo apresenta peça nos dias 1 e 2 de junho, às 19 horas, na Vila Cultural Usina Cultural

“Donantônia” é o terceiro espetáculo do Núcleo Ás de Paus, trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2014, após a criação de “A Pereira da Tia Miséria” (2010) e “Singra” (2013).

Desde sua estreia, o espetáculo "Donantônia" (2016) reinventa-se a cada apresentação. O tempo foi muito importante para a companhia olhar novamente para a obra e permitir que ela trilhasse outros caminhos. A reestreia reforça a pesquisa continuada do Núcleo Ás de Paus e traz mudanças significativas.

Antônia é uma senhora que adora receber visitas e, entre uma conversa e outra, um pedaço de bolo e uma xícara de café, revive lembranças de um passado distante, revelando velhos conflitos que se tornam presentes diante do público. Aquele que ingressa na casa de Antônia é também convidado a se lembrar dos tempos idos, das escolhas que formam a trama e o significado desta jornada que chamamos de vida.

Do ponto de vista da linguagem teatral, a presente montagem reúne elementos como bastões, máscaras e pernas de pau, técnicas que a companhia investigou durante o processo de montagem deste trabalho, de direção colaborativa.

Para a construção da dramaturgia, a companhia convidou a escritora paulista Yara Camillo, que elaborou o texto em consonância com o desenvolvimento do trabalho. A direção musical é de Thunay Tartari, integrante do Ás de Paus, que concebeu canções originais para o espetáculo.

DONANTÔNIA será apresentado nos dias 01 e 02 de Julho (sábado e domingo), às 19 horas, na Vila Cultural Usina Cultural (Avenida Duque de Caxias, 4.159, esquina com a Rua São Salvador). Os ingressos serão vendidos uma hora antes do espetáculo: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Capacidade máxima de público: 70 lugares.

Após um ano em temporada, Núcleo Ás de Paus reestreia o espetáculo Donantônia - LondrinaTur

Sinopse – “Donantônia”

Um café…uma pausa…um pensamento…um descanso para a alma.

Dona Antônia vive a esperar visitas. Aquele que aceita o convite para um café e uma prosa com Antônia acaba descobrindo um mundaréu de lembranças que se espalham pelos cantos e vãos da casa desta anciã. As lembranças, companheiras da solidão de Antônia, abraçam-na e, em forma de acalanto, trazem à memória da senhora o despertar de seu passado-mais-que-presente. Ainda há tempo para mais um café? Ainda há tempo para um encontro inesperado.

Ficha técnica do espetáculo Donantônia

Direção e produção: Núcleo Ás de Paus

Dramaturgia: Yara Camillo e Núcleo Ás de Paus

Criação e Direção musical: Thunay Tartari

Elenco: Adalberto Pereira, André Demarchi, Camila Feoli, Rebeca Oliveira de Carvalho, Rogério Francisco Costa e Thunay Tartari

Iluminação: Rogério Francisco Costa e Altair de Souza (Borracha)

Cenografia: Rogério Francisco Costa

Marcenaria: Claudiomar Meneguetti

Serralheria: Carlos Miguel da Silva

Figurino: Núcleo Ás de Paus

Costura: Inêz Zeidel Grassi

Perucas e máscaras: Daniele Stegmann

Design Gráfico: Arthur Duarte

Fonte: Divulgação