Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

4 pratos típicos paranaenses para você conhecer

sexta, 18 de novembro de 2022


Do barreado ao porco no rolete, a culinária paranaense encanta pela multiplicidade de sabores e ingredientes

A culinária brasileira é uma das mais diversas do mundo. Em cada estado, é possível encontrar uma variedade de pratos típicos, com sabores e ingredientes particulares de cada região. E no Paraná não é diferente: o estado possui uma culinária riquíssima, influenciada pelos mais variados povos e culturas que se instalaram na região e com receitas de dar água na boca. Se você é um viajante que adora conhecer a gastronomia dos seus destinos, então o Paraná é o lugar certo para sua próxima viagem! Do barreado ao porco no rolete, confira alguns pratos típicos da culinária paranaense.

Barreado
Carro-chefe da gastronomia do Paraná, o barreado é bastante tradicional nas cidades litorâneas, onde faz parte do cardápio há mais de 200 anos. O prato leva vários temperos e tipos de carnes bovinas, cozidas por cerca de 12 horas em uma panela “barreada”, lacrada com pirão. O barreado é geralmente acompanhado de arroz, pimenta e farinha de mandioca, além de banana e laranja. O barreado tem até festivais dedicados a ele e se tornou atração gastronômica de várias cidades, como Morretes, no litoral do estado.

Pierogi
A história do Paraná é marcada pela presença de diferentes povos e culturas que influenciaram bastante a culinária do estado. Dessa fusão de diferentes culturas, surgiram alguns pratos típicos da região, como o pierogi. De origem polonesa e ucraniana, o pierogi se tornou uma das receitas mais tradicionais do estado. Trata-se de um pastelzinho recheado com diversos ingredientes, como carne de porco, frango, linguiça e até legumes como batata, geralmente acompanhados de requeijão ou ricota. Primeiramente, o pastelzinho é cozido e depois frito ou assado, sendo servido com algum molho. O prato é uma ótima opção para os dias mais rigorosos de inverno, sendo aquele tipo de comida que deixa o coração quentinho!

Pachola
Consumido bastante no período da quaresma, a pachola é um arroz com frango e vários condimentos, como cheiro verde, alho, tomate, cenoura, cebola e vagem. Ela chama a atenção pela riqueza de sabores e por ser um prato bastante tradicional do estado, especialmente da cidade de Jacarezinho, sendo bastante consumido no Sábado de Aleluia. De acordo com a tradição, o prato originou-se dos tempos em que os jovens que estudavam na capital voltavam para a cidade na Páscoa e, como os mercados estavam fechados no feriado, eles improvisavam um prato com frango e os ingredientes que possuíam à sua disposição. Além de super saborosa, a pachola é um prato rico em tradição e cultura.

Porco no Rolete
O consumo de porco é algo bastante tradicional no Paraná. Apesar de não ser o único lugar no mundo com o hábito de assar um porco inteiro em um espeto giratório, o porco no rolete paranaense possui temperos e um sabor que os destaca entre todos os outros. Para essa receita, utiliza-se um porco não muito grande (cerca de 30 kg), temperado com pimenta, alho, alecrim, alfazema, salsa, entre outros, que é assado no rolete, a uma velocidade e direção constantes. A diferença é que são feitos furos no couro do porco, para que a gordura escorra, o que confere um sabor e uma textura bastante únicos para o prato. O porco pode vir acompanhado de carne moída, linguiça calabresa, tomate, farofa de mandioca e vários outros alimentos. O porco no rolete é tão famoso que em Toledo, no oeste do Paraná, é realizado um enorme festival dedicado ao prato: o Festival Nacional do Porco no Rolete, onde são assados mais de 300 porcos. Com pratos tradicionais incríveis, a comida do Paraná se destaca na culinária brasileira. Se está saindo da faculdade de gastronomia e se preparando para se tornar um chef, é importantíssimo conhecer essas receitas de cor, já que elas, além da riqueza de sabores e ingredientes, são parte significativa da história e cultura, não só do Paraná, mas do Brasil.

Fonte: Conversion