Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Whey protein ajuda a controlar o diabetes: saiba como incluir na dieta

Whey protein ajuda a controlar o diabetes: saiba como incluir na dieta

domingo, 28 de março de 2021
Categoria

Estudos indicam que o suplemento ajuda a regular os níveis de glicose no sangue

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente, existem mais de 13 milhões de brasileiros e brasileiras diagnosticados com diabetes. Esse número representa 6,9% da população do país, uma parcela significativa de pessoas que vivem com essa doença crônica, caracterizada pela elevação da glicose no sangue. Sabemos que a dieta tem papel fundamental no controle da diabetes, mas você sabia que o consumo de whey protein pode ajudar no controle da diabetes tipo 2? Ao menos é isto que indicam dois estudos realizados pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

Como o whey protein ajuda no controle do diabetes?

As descobertas sugerem que, quando o whey protein é consumido especificamente antes ou com uma refeição, as concentrações de glicose no sangue não aumentam tanto quando comparadas com quando o whey protein não é consumido. Segundo os achados nos estudos, o suplemento ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, por meio de três mecanismos.

Primeiramente, o whey protein é rico em aminoácidos de cadeia ramificada e é rapidamente digerido em comparação com outras proteínas, o que significa que os aminoácidos aparecem na corrente sanguínea logo após serem consumidos. Particularmente, o whey protein é rico em BCAA, leucina, valina e isoleucina, que são conhecidos por estimular a secreção de insulina. No estudo, o consumo de whey protein por indivíduos com diabetes tipo 2 antes das refeições melhorou a função das células pancreáticas, resultando em uma resposta à insulina restaurada em comparação com quando o suplemento não foi consumido antes das refeições.

Em segundo lugar, no diabetes tipo 2, ocorre a diminuição da capacidade do pâncreas de liberar insulina em resposta aos carboidratos; no entanto, sua capacidade de secretar insulina em resposta à proteína é mantida. Por ter fácil digestibilidade, bem como devido ao seu perfil de aminoácidos, o whey protein é uma proteína funcional e favorável em comparação com outras fontes de proteína. Por último, o whey protein também é capaz de estimular a liberação de vários peptídeos intestinais, o que influencia a secreção de insulina, desacelera a digestão e reduz o apetite.

Como incluir whey protein na dieta?

Primeiramente, é importante ressaltar que, antes de incluir um suplemento na dieta, é recomendável consultar um médico ou nutricionista. Somente um especialista de sua confiança poderá orientar quanto ao uso correto de whey protein. Mas podemos adiantar que incluir este suplemento na dieta é muito fácil. Ele pode ser batido com leite e frutas de sua escolha em um smoothie ou adicionado ao seu cereal matinal favorito. Além disso, o whey protein também pode ser adicionado a sopas e ensopados e até mesmo diluído em um copo de água.

Divulgação