Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
O que é dominância ocular e como descobrir o olho favorito

O que é dominância ocular e como descobrir o olho favorito

segunda, 19 de fevereiro de 2024
Categoria

Assim como a lateralidade de mãos e pés, a tendência de um olho se sobressair ao outro é importante para o desempenho em diversas atividades

Todos temos um lado do corpo que é mais dominante. No caso dos destros, por exemplo, a mão direita é a preferida para escrever e realizar outras tarefas manuais. Nos canhotos, acontece o contrário. O mesmo vale para pernas e pés. Contudo, outro órgão passa por esse mesmo processo de seletividade: o olho. Sendo a visão um dos sentidos mais importantes, descobrir o lado dominante traz muitas vantagens.

Cada indivíduo possui um olho no qual ele confia mais para obter informações visuais satisfatórias. Isso acontece porque o cérebro, principal responsável pelo processamento de informações obtidas pela retina, tem mais ligações com um lado do que outro. Embora a predominância seja do olho direito para cerca de 7 entre 10 pessoas, fenômenos como a “dominância cruzada” podem acontecer.

Saber qual é o olho dominante é especialmente importante para pessoas que praticam esportes, como arco e flecha, ou realizam atividades que dependem de acurácia, como fotografar em máquinas ou mesmo passar uma linha na agulha, e também para médicos oftalmologistas na hora de prescrever lentes, principalmente aquelas para perto.

Descobrir o olho dominante não é uma tarefa difícil. O teste mais comum é aquele no qual o indivíduo estende um polegar na altura dos olhos e o alinha com algum objeto ao longe. Com os dois olhos abertos, deve alternar a visão entre os olhos. O olho dominante será aquele com que o olho melhor se alinhou com o polegar.

Outro teste simples e bastante parecido com o anterior consiste em fazer um triângulo com os dedos indicador e polegar de cada mão e levá-lo à altura dos olhos. Centraliza-se então a abertura deste triângulo com um objeto distante. Fecha-se cada olho. O olho dominante será aquele que, quando aberto, apresentará o objeto mais centralizado.

Este tipo de teste, conhecido como teste de mira, é geralmente bastante preciso no diagnóstico, ainda que haja aparelhos e testes mais elaborados. São suficientes para determinar qual é o olho dominante de um indivíduo ao olhar em um microscópio ou telescópio, ou mesmo através do scoop de uma arma de chumbinho, no caso de um atirador esportivo.

Pode ser até mesmo que o indivíduo não possua um olho dominante, mas isso é algo bastante incomum. Por ser fruto de conexões neurais – existe no córtex visual célula nervosa chamada de coluna ocular dominante – de um lado do cérebro com um dos olhos, a dominância ocular é um fator determinado previamente pelo organismo.

No mais, acredita-se que a dominância ocular possa sofrer adaptações. Isso seria possível de maneira forçada, tapando-se o olho dominante e obrigando o cérebro a fazer novas conexões neurais. Ela também pode ser uma dominância alternada, ora sendo um olho para alguma atividade específica, ora outro. Contudo, saber qual é o olho dominante é especialmente importante para melhorar o desempenho, principalmente nos esportes.

Divulgação