Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Unopar recebe Comenda Ouro Verde

Unopar recebe Comenda Ouro Verde

terça, 08 de junho de 2010
Categoria: noticia

A Universidade Norte do Paraná (Unopar) vai receber no dia 9 de junho, às 20 horas, em sessão solene da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Londrina, a Comenda Ouro Verde, proposta pelo vereador Jairo Tamura (PSB) e subscrita pela maioria dos vereadores e vereadoras. Referência nacional como instituição de ensino superior, a Unopar abriga hoje 14 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação no ensino presencial e 136 mil alunos na modalidade de ensino à distância. 

Comenda Ouro Verde 

De acordo com o vereador Jairo Tamura, autor da proposta para a concessão da honraria à Unopar, a instituição presta uma grande contribuição para Londrina, participando da consolidação da cidade como um dos mais importantes centros universitários do interior do País. ?A Comenda Ouro Verde é uma homenagem da cidade de Londrina para esta importante instituição de ensino superior. Muitos empresários e profissionais que atuam nas mais diversas regiões do Brasil foram formados pela Unopar, o que coloca o nome de Londrina em destaque no cenário da educação brasileira?, afirmou Tamura.   

A Lei número 3.979, de julho de 1987, estabelece que a Comenda Ouro Verde será conferida às pessoas ou entidades nacionais e estrangeiras que, no campo das atividades científicas, educacionais, culturais, esportivas, administrativas, religiosas e políticas, tenham se distinguido de forma notável ou relevante, e tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o bem-estar da coletividade londrinense. A Comenda Ouro Verde será entregue à Unopar no plenário da Câmara de Vereadores durante sessão solene com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br.  
Histórico

A Unopar foi fundada em Londrina em fevereiro de 1972 por um grupo de empresários liderados por Marco Antonio Laffranchi e Elisabeth Bueno Laffranchi que até hoje integram a direção da universidade. A idéia da criação de uma instituição de ensino superior nasceu no antigo Centro de Estudos de Londrina que sucedeu o Colégio São Paulo e mais tarde transformou-se no Centro de Estudos do Norte do Paraná, responsável à época pela implantação do curso de Educação Física, abrigado pela Faculdade de Educação Física do Norte do Paraná (FEFI).    

O sonho de criação de uma Universidade ganhou novo fôlego após a implantação de novas faculdades pelo Centro de Estudos do Norte do Paraná nas áreas de educação artística, desenho industrial, fonoaudiologia, dança e processamento de dados. Com a unificação destas faculdades e a incorporação de instituições de ensino superior da região, a instituição Faculdades Integradas Norte do Paraná (Unopar) foi reconhecida em junho de 1992 pelo Conselho Federal de Educação. Cinco anos depois, em julho de 1997, a UNOPAR obteve o credenciamento como Universidade do Ministério da Educação (MEC).  

Ensino presencial e à distância

A Universidade oferece atualmente o ensino presencial para 36 cursos de graduação, 80 cursos de pós-graduação, e dois cursos de mestrado em três campi sediados nas cidades de Londrina, Arapongas e Bandeirantes e vários laboratórios experimentais. De acordo com a assessoria da instituição, o principal objetivo da Unopar é servir como centro de reflexão, estudos, debates, pesquisas e análise da realidade, com foco no questionamento do tipo de profissional e de sociedade que se deseja formar hoje. Para isso, a direção da Universidade investe em uma política acadêmica consciente do mundo atual e das novas necessidades do mercado de trabalho. 

No ensino à distância, a Unopar foi a primeira universidade brasileira a atender as resoluções definidas pelo MEC para a modalidade, sendo referência nacional nesta área. Atualmente são oferecidos no ensino à distância 16 cursos de graduação e cinco de pós-graduação em 350 pólos espalhados por todos os estados brasileiros. 

Mais detalhes:

Sessão Solene na Câmara de Vereadores e Prefeitura de Londrina Data: 9 de junho Horário: 20h Local: Câmara de Vereadores e Prefeitura de Londrina Endereço: Rua Governador Parigot de Souza, 145 Contato: 3374-1371 ou 9994-6266 - Vereador Jairo Tamura