Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Universidade inaugura Farmácia Escola em convênio com a Prefeitura

Universidade inaugura Farmácia Escola em convênio com a Prefeitura

segunda, 30 de setembro de 2019
Categoria

Com o objetivo de ampliar o acesso aos medicamentos básicos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foi inaugurada, na última quinta-feira (26), a Farmácia Escola da Universidade Norte do Paraná (Unopar). A unidade fica no Campus do Jardim Piza, região sul, e foi criada em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio de convênio firmado junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O novo polo garante mais um ponto de dispensação de remédios gratuitos à população. A previsão é que os atendimentos comecem a partir de terça-feira, 1º de outubro.

A farmácia disponibilizará aos usuários do SUS os mesmos itens que compõem a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), implantada pela Saúde em 2019, e que são ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os atendimentos serão prestados por alunos do curso de Farmácia da Unopar, que serão acompanhados por uma farmacêutica responsável. Até agora, mais de 70 tipos de medicamentos, distribuídos em 24 grupos, já foram fornecidos à Farmácia-Escola, que pretende ampliar, em breve, o rol de remédios disponíveis. A lista oficial de medicamentos – REMUME 2019 pode ser acessada pelo link https://bit.ly/2lpVT5b.

Trata-se do segundo convênio que a Secretaria Municipal de Saúde firma com uma universidade para essa finalidade. Desde 2017, já existe uma parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), cuja Farmácia Escola também é um ponto de dispensação de medicamentos da rede municipal.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que o novo convênio facilitará o acesso aos medicamentos da rede básica à comunidade, ampliando o leque de opções e aprimorando os serviços municipais em saúde. “A Farmácia Escola é mais uma possibilidade para a obtenção gratuita dos medicamentos básicos. A parceria com a Unopar é importante, pois permite que qualquer cidadão, usuário do SUS, e não somente da área de abrangência deste ponto, tenha acesso ao que precisa. Já os estudantes terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos e vivenciar na prática o atendimento ao público”, destacou.

De acordo com a farmacêutica e assessora técnica da SMS, Daniela Zampar, a lista de medicamentos da REMUME, à disposição na Farmácia Escola, inclui itens como analgésico, antibióticos, remédios para diabetes, colesterol, hipertensão, entre outros. “O procedimento de retirada dos medicamentos segue o mesmo padrão das UBSs. Os usuários precisam residir em Londrina, possuir cadastro do SUS e apresentar receita médica. Neste espaço, os profissionais e estudantes da Unopar darão todo o suporte de orientação ao público”, ressaltou.

A professora e coordenadora do curso de Farmácia da Unopar, Aline Stipp, enfatizou que a universidade é a primeira instituição privada de ensino a assinar este formato de convênio com a Prefeitura, criando uma Farmácia-Escola. Ela contou que o projeto para estruturação do espaço existe há quase quatro anos e agora se concretiza, trazendo benefícios à população e aos alunos. “O diferencial é que os estudantes terão uma experiência ímpar em seus estágios e projetos de extensão, lidando diretamente com os usuários do SUS. Isso vai agregar muito na formação deles”, apontou.

Neste momento inicial, a inauguração da Farmácia Escola também será importante para os usuários da UBS do Jardim Piza, que está passando por reformas. Eles terão um local mais próximo para solicitar os medicamentos. Inicialmente, os atendimentos da Farmácia-Escola da Unopar irão ocorrer de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na Rua Marselha, 461, no Jardim Piza.

Segundo Aline, a estrutura física do espaço conta com área de atendimento ao público, sala administrativa, sala de aplicação de injetáveis, duas salas de estoque, entre outros pontos. “Também há um laboratório de manipulação que está em fase de implantação”, adiantou.

Fonte: N.com