Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Trem das sete cores

Trem das sete cores

quinta, 24 de junho de 2010
Categoria: noticia

A imagem das enormes filas de catadores de papel, alinhados como num trem pelas ruas de Curitiba, inspirou a diretora Letícia Guimarães a desenhar novos trilhos para a música de Heitor Villa-Lobos. A vida e a obra do compositor são a temática de ?O Trenzinho do Caipira?, espetáculo que a Cia. do Abração apresenta no FILO 2010. As duas sessões acontecem nos dias 24 e 25 de junho, às 19 horas, no Palco Mostra Infantil (Zerão).

Assim como Villa-Lobos fez de sua produção um reflexo da miscelânea brasileira, a montagem traz nos sotaques, nas cores, nos sons e nas histórias de vida dessa gente humilde elementos da cultura nacional. Na trama, seis personagens recebem uma carta do compositor, fazendo-lhes um convite para uma viagem de trem. 

Reunidos na estação, e percebendo que acabam de perder o veículo, estes brasileiros começam a questionar o sentido da viagem e o sentido da vida. Eles resolvem, então, construir sua própria locomotiva multicolorida, enfileirando vários carrinhos. ?Cada um deles (personagens) alude a uma nota musical. Cada um é de uma região dessa enorme colcha de retalhos que é o Brasil?, pontua Letícia. 

O cenário e os figurinos são construídos com materiais que fazem referência à reciclagem. Encontra-se, sobretudo aí, a inspiração no universo dos catadores de papel. Segundo a diretora, a reutilização criativa vai além, tornando-se uma referência estético-filosófica do espetáculo. ?Nós somos artistas da sobrevivência, explica Letícia, vivemos da ressignificação da vida ? assim como os catadores, porque todo o material que eles recolhem ganha um novo sentido?.

Villa-Lobos para crianças

A diretora frisa que a abordagem da música erudita pode ser adequada ao público infanto-juvenil principalmente com o uso da ludicidade. ?A gente percebeu que as cantigas de roda têm uma grande sustentação na obra musical de Villa-Lobos. Se engana quem acha que a criança não está pronta para este tipo de arte. Ela pode ser tocada por uma boa música, por um bom texto?, diz Letícia.

Prova disso é a execução, em cena, da canção ?O Trenzinho do Caipira? (letra de Ferreira Gullar) com o uso de objetos cotidianos e brinquedos, ?para mostrar que todo mundo está apto para tocar e cantar?, completa.

Mas a montagem não é dirigida apenas aos pequenos. Letícia Guimarães gosta de enfatizar que faz teatro ?para crianças de todas as idades?: ?falamos em criança como um estado de sensibilidade inato – a capacidade de encantamento?.

Ao final desse percurso de descobertas, os personagens conseguem desvendar finalmente as pistas das cartas enviadas por Villa-Lobos. Eis o início de outra viagem à bordo de um trem  carregado de tesouros musicais.

A Companhia

A Cia. do Abração nasceu em Curitiba, há dez anos, com a proposta de constituir-se num espaço de arte e cultura. Ao longo de todo esse tempo, o grupo já montou seis espetáculos com temáticas infantis e dois dirigidos a adultos. Todos eles têm dramaturgia própria.

A principal característica da Cia. do Abração é a pesquisa com diversas linguagens cênicas, dentre elas, a dança, as artes visuais, a manipulação de objetos, a mímica e a execução sonora. Na capital paranaense, a companhia mantém ainda uma escola de teatro para crianças a partir de quatro anos. Outra vertente do trabalho da Cia. do Abração é a produção audiovisual ? até o momento, o grupo já finalizou um longa e dois curta-metragens.

Um deles é ?Lá vai o trem?, filme realizado a partir de adaptação da peça ?O Trenzinho do Caipira?. A montagem que vem ao FILO estreou em 2005 no Teatro da Caixa, em Curitiba, e já percorreu festivais nacionais e internacionais. 

Texto: Renato Forin Jr./Assessoria de Imprensa FILO

Diretora: Letícia Guimarães 

Duração: 50 minutos 

Classificação: Musical 

Faixa Etária: Livre, especialmente recomendada para crianças 

Ficha Técnica: 

Produção: Cia. do Abração

Direção: Letícia Guimarães

Direção Musical: Octávio Camargo

Texto: Criação Coletiva sob supervisão de Letícia Guimarães

Elenco: Cleo Cavalcantty, Paulo Matos, Moira Albuquerque, Felipe Custódio, Negra Silva e Simão Cunha.

Coreografia: Fabiana Ferreira

Cenografia: Cristine Conde

Figurino: Cristine Conde

Sonoplastia: Maurício Vogue

Iluminação: Anry Aider

Fotografia: Elenize Dezgeniski.

Fonte: Assessoria FILO

Mais detalhes:

O Trenzinho Caipira - FILO Dias 24 e 25 de junho Horário: 19 horas Local: Palco Mostra Infantil Bilheteria do FILO Local: Royal Plaza Shopping Endereço: Rua Mato Grosso, 310 Contato: 3344-6197 Site: http://www.filo.art.br/