Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Rota do Café atrai interesse de escolas em Londrina

Rota do Café atrai interesse de escolas em Londrina

segunda, 30 de maio de 2011

No dia 31/05, professores de 20 escolas públicas e particulares de Londrina irão assistir ao musical ?Coração do Café?, produzido pela Fundação Cultural de Ibiporã, especialmente para a Rota do Café. O espetáculo é encenado no Cine Teatro Pe. José Zanelli e conta a história dos imigrantes que vieram para a região e trabalharam nas lavouras. Os professores também irão participar de um famtour para conhecer os principais atrativos.
 
A Rota do Café é uma viagem no tempo que proporciona aos visitantes uma oportunidade única de conhecer a história da região norte do Paraná ? local de terra roxa e de uma extensa floresta inexplorada que se transformou com o surgimento do café. O grão gerou muita riqueza para o Estado.  Nos anos 1940, a cultura cafeeira atraiu migrantes de Minas Gerais e São Paulo e de imigrantes europeus e asiáticos, que aproveitaram o solo fértil e as condições climáticas da região para a produção, que tornou o norte do Paraná próspero e urbanizado. O impacto econômico e social promovido pela plantação do café, em meados da década de 70, pode ser comparado à riqueza gerada pela cana-de-açúcar no nordeste brasileiro, no período colonial.
 
Segundo Valentin Aparecido Martins, diretor da Valentin Turismo, a ideia de levar os professores para conhecerem a Rota do Café in loco, é mostrar para os educadores que o roteiro histórico pode se transformar em uma viagem didática e pedagógica. ?Para os alunos será uma oportunidade de conhecer as raízes da cidade onde vivem?, comenta.
 
Sérgio Garcia Ozorio, consultor do Sebrae/PR em Londrina e gestor do projeto Rota do Café, salienta que o roteiro é uma espécie de ?escola-viva?. ?A viagem contribui para a formação cultural dos estudantes. Eles terão a oportunidade de conhecer propriedades históricas do século passado, visitar museus e memoriais que retratam a época e, consequentemente, voltar às origens.?, diz.
 
Ao todo, 35 estabelecimentos estão credenciados na Rota do Café. O turismo histórico-cultural proporciona vivências com a natureza e experiências gastronômicas artesanais inesquecíveis. O turista que escolhe a Rota do Café como destino, visita fazendas históricas e produtivas de café, além de restaurantes, cafeterias e museus.
 
Os roteiros poderão ser elaborados de acordo com o perfil e necessidade de cada escola.

Fonte : Assessoria Sebrae/PR

Mais detalhes:

Rota do Café Fone: (43) 3373-8034. Blog: http://www.rotadocafeparana.blogspot.com/ Site: http://www.rotadocafe.tur.br