Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
# Raio Negro é tema de exposição no Museu de Arte

# Raio Negro é tema de exposição no Museu de Arte

terça, 10 de fevereiro de 2015
Categoria: noticia

Estarão expostos originais da década de 60; visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone 3337-6238

Na contramão da era digital, acervo raro do cinquentenário super-herói dos quadrinhos brasileiros, é a atração da exposição “O Raio Negro de Gedeone Malagola”. A exposição começa dia 7 de fevereiro e segue até 27 de março, no Museu de Arte de Londrina, na rua Sergipe, 640. A entrada é franca. No decorrer da exposição haverá visita monitorada que deve ser agendada pelo (43) 3337-6238 ou pelo e-mail [email protected].

Em exposição, páginas originais de histórias em quadrinhos publicadas entre os anos 1966/68. De acordo com o produtor cultural, Eloyr Pacheco, neste período até os balões e o letreiro eram feitos à mão. “Diferentemente dos dias de hoje, nos quais, tanto as letras quanto os efeitos especiais são manipulados em programas de computador, na década de 60 o nanquim era a principal ferramenta para se fazer a arte-final”, contextualizou. 

“Além de ser um privilégio, é realmente uma grande responsabilidade ser guardião de parte da memória do quadrinho nacional”, disse Pacheco que, desde 2011, trabalha na organização desses originais em parceria com a Associação dos Quadrinhistas de Londrina.

O Museu de Arte funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h e no primeiro sábado de cada mês, das 9h às 13h.

Oficinas – No período em que a exposição movimentar o Museu de Arte, no mesmo local, o professor de desenho, Gustavo Zanin, vai ministrar oficinas de arte para crianças de 8 anos ou mais. As aulas são gratuitas e vão acontecer das 14h às 16h. Em fevereiro nos dias 11, 18 e 25, e em março nos dias 4, 11, 18 e 25.

História – Pacheco contou que o personagem Raio Negro é considerado o maior super-herói brasileiro. Criado em 1964 por Gedeone Malagola, completou em 2014 cinquenta anos de criação e constantemente recebe homenagens de quadrinhistas de todo o Brasil sendo publicado em fanzines e revistas independentes. 

Gedeone iniciou sua carreira nos anos 1940 e quando faleceu em 2008, embora adoentado se mantinha em atividade, escrevendo roteiros para a Júpiter II e artigos sobre Quadrinhos para a revista Mundo dos Super-Heróis, publicada pela Editora Europa.

Parte do acervo de páginas originais foi colocada pelo editor José Salles, que atualmente publica a revista Raio Negro – Super-Herói, pela Júpiter II, aos cuidados do produtor cultural londrinense e organizador da exposição, Eloyr Pacheco.

Fonte: N.Com

Mais detalhes:

Exposição - O Raio Negro de Gedeone Malagola Quando: De 07 de fevereiro a 27 de março de 2015 Onde: Museu de Arte de Londrina (Rua Sergipe, 640) Entrada Franca