Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Projeto londrinense fica entre os finalistas em  prêmio de sustentabilidade

Projeto londrinense fica entre os finalistas em prêmio de sustentabilidade

quinta, 19 de setembro de 2019
Categoria

A Escola Municipal Professora Maria Irene Vicentini Theodoro, apresentou um projeto que ficou entre os cinco finalistas na  4º edição do Prêmio Sesi ODS, que ocorreu no dia 5 de setembro em Curitiba. O projeto “LONDRINA & TERRAS INDÍGENAS: semeando saberes e partilhando sementes”, idealizado pela professora Márcia Rejaine Piotto, foi o escolhido pela unidade escolar.

A ação desenvolvida pela professora teve início em 2015 e vem proporcionando conhecimento aos alunos. Por meio de pesquisas e relatos  dos moradores da região da nascente do Carambeí, que fica nos arredores da escola, os alunos e a professora perceberam que havia lixo no local, poluição e falta de vegetação nativa. A partir disso, os alunos realizaram o plantio de árvores nativas e frutíferas na região, fizeram uma limpeza no local,  com a ajuda da comunidade.

Projeto londrinense fica entre os finalistas em  prêmio de sustentabilidade

Foto: Divulgação

Outra iniciativa ocorreu nas terras indígenas do Apucaraninha. Os alunos do 4º ano realizaram um seminário sobre os benefícios da reciclagem, e doaram 120 mudas de árvores nativas e frutíferas para a Escola Estadual João K Vergílio, que vão formar um pomar.

Para a diretora da escola, Deise Macedo Reis Cavalcante, a oportunidade de participar de tal evento já valeu a pena. “ O fato de nós virmos trabalhando nesta iniciativa há um bom tempo, e poder, participar e ficar entre as finalistas do Estado já é gratificante. Os esforços de todos os envolvidos foram recompensados”, ressaltou.

O trabalho conta com com parceria da Secretaria Municipal da Saúde,Secretaria Municipal do Ambiente, Companhia Municipal de Trânsito e  Urbanização (CMTU), Igreja Santa Rita e ONG E-LETRO.

O prêmio Sesi ODS busca reconhecer e divulgar práticas de organizações  dos setores público e privado para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano contou com 364 projetos inscritos, englobou cinco categorias: Indústria; Comércio e Prestação de Serviços; Instituição de Ensino; Organização da Sociedade Civil e Poder Público. Todos os participantes ganharam um selo de sustentabilidade.

Além de participar do prêmio em Curitiba, este projeto já foi premiado em outras ocasiões. Recebeu o prêmio de 2º lugar no Matsuri – 2017, Melhores Práticas; 3º lugar Matsuri – 2018 Melhores Práticas;  IAP – 2017 Instituto Ambiental do Paraná, vencedor do concurso “Redescobrindo práticas Sustentáveis”; 3º lugar COPATI – 2017 – Consórcio Para Proteção Ambiental do Rio Tibagi; e 3º lugar COPATI – 2018.

Fonte: Prefeitura de Lodrina