Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Programação de férias na Biblioteca Infantil traz contação cantada e oficina de origamis

Programação de férias na Biblioteca Infantil traz contação cantada e oficina de origamis

quarta, 24 de janeiro de 2024

O evento será nesta quinta-feira (25) em dois horários, pela manhã e à tarde; as inscrições são gratuitas e devem feitas pelo telefone (43) 3371-6603

Nesta quinta-feira (25), a programação do “Férias na Biblioteca” continua com a oficina “Cantando e contando história com origami”, mediada pela professora de literatura infantil e contadora de histórias, Flávia Harue. A oficina será realizada na Biblioteca Especializada Infantil (Praça 1º de Maio, 110, Centro) em dois horários, sendo o primeiro encontro às 10h e o segundo às 14h.

Essa atividade é gratuita e aberta para o público de todas as idades, mas para participar é necessário realizar inscrição previamente, pelo telefone (43) 3371-6603. No total, são 20 vagas disponíveis para cada horário.

A professora Flávia Harue selecionou algumas histórias para contar para as crianças, mas explicou que só no local vai escolher qual delas irá contar, após conferir a idade das crianças presentes. Uma das histórias selecionadas é “Mil pássaros pelo céu” de Ruth Rocha, e a outra se chama “A cobrinha fofoqueira” de autoria de Harue. Outras histórias selecionadas são “A sopa supimpa”, dos autores Estêvão Marques, Fê Stok e Marina Pittier, e “O vento norte e o sol”, de Esopo.

Além de contar histórias, a mediadora também irá cantar canções infantis tradicionais, como “Alecrim Dourado” e “Se essa rua fosse minha”. “A música faz parte da nossa vida, da memória auditiva, da memória afetiva e da nossa herança cultural. A música traz graciosidade, reflexão e alegria, despertando muitos sentimentos e emoções quando a gente canta e movimenta o corpo”, explicou Harue.

Para a oficina de origamis, a Biblioteca Infantil será responsável por fornecer todos os materiais que serão utilizados. Flávia Harue relatou que a escolha por fazer origamis vem de favorecer a atenção e a coordenação motora, que também são pré-requisitos para a prática da leitura.

Segundo a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Leda Araújo, durante a programação especial de férias as crianças estão participando ativamente das atividades sediadas nas bibliotecas. “Elas interagem entre si e a gente acredita muito nesse papel da formação integral da criança, do olhar nos olhos, da formação cognitiva, motora, psíquica, social, interacional e cultural. Estamos muito felizes com o resultado e com a participação da comunidade nas atividades”, avaliou.

Fonte: N.Com