Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Café com Quê?: Violência de gênero nas manchetes

Café com Quê?: Violência de gênero nas manchetes

sexta, 03 de maio de 2024

Cecília França e Carol Avansini

Jornalismo e construção de sentido, com Cecília França e Carolina Avansini

Como a imprensa noticia casos de violência de gênero? Existe perspectiva de gênero nas notícias sobre estupros, assédios e feminicídios? Como podemos identificar casos de revitimização por parte da imprensa?

Neste encontro, a jornalista Cecília França, especializada em Direitos Humanos, juntamente com a também jornalista Carolina Avansini, assessora de imprensa do Néias-Observatório de Feminicídios Londrina, colocarão em debate, por meio de exemplos, a cobertura feita pela imprensa de casos de violência sexual contra mulheres e de feminicídios.

Poderemos ver manchetes e textos que ignoram a perspectiva de gênero e como essas notícias reforçam estruturas sociais opressoras de grupos sociais considerados minoritários, além de pensarmos de quais formas o jornalismo pode ser mais inclusivo.

____________

Cecília França é graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina e especializada em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS /2023). É mãe de dois meninos, ativista feminista e dos direitos humanos, integrante do Néias-Observatório de Feminicídios Londrina e da direitoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR).

Carol Avansini é jornalista, assessora de imprensa de Néias – Observatório de Feminicídios de Londrina. Sua trajetória profissional inclui ampla experiência em jornalismo diário, comunicação corporativa e assessoria de comunicação para entidades da sociedade civil

Serviço:
DATA E HORÁRIO: 09/05/2024 | 19h às 21h
LOCAL: Sesc Londrina Cadeião — Biblioteca
Evento gratuito
ENDEREÇO: Rua Sergipe, 52
SESC LONDRINA CADEIÃO (43) 3572-7700 

Fonte: https://www.sescpr.com.br/