Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Biblioteca Lupércio Luppi sedia duas exposições artísticas com entrada gratuita

Biblioteca Lupércio Luppi sedia duas exposições artísticas com entrada gratuita

quarta, 01 de maio de 2024

“Entre Nós”, de Odil Miranda Ribeiro, e “Os Protagonistas: Bonecos Teatrais”, de Renata Suzue Ogata, ficam abertas ao público das 8h às 18h

Estão abertas para visitação duas exposições artísticas na Biblioteca Lupércio Luppi, localizada na Avenida Saul Elkind, 790, Conjunto Aquiles Stenghel. Uma delas é a exposição “Entre Nós”, do artista plástico e professor Odil Miranda Ribeiro, que ficará disponível até dia 1º de julho. A outra é “Os Protagonistas: Bonecos Teatrais”, da pedagoga e contadora de histórias Renata Suzue Ogata, que vai até dia 1º de junho.

As exposições ficam abertas ao público durante o horário de funcionamento da biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A ação marca o retorno das atividades da biblioteca após passar por um período de reformas. Além disso, é parte da celebração de aniversário da unidade, que completa 20 anos em 2024.

“Entre Nós” é uma exibição de artes plásticas composta por pinturas executadas através das técnicas de óleo sobre tela e carvão sobre tela. As obras são baseadas em fotografias produzidas pelo artista e retratam o cotidiano de pessoas que moram em centros urbanos.

“A ideia é representar a indiferença, a solidão e a massificação, pois tenho a impressão que, de maneira geral no ambiente urbano, a maioria das pessoas repetem as mesmas atitudes”, apontou Ribeiro.

Segundo ele, os artistas têm a função de fazer com que as pessoas reflitam sobre suas condições de vida e sobre a forma como se relacionam umas com as outras. Ribeiro apontou que espera que os visitantes possam se identificar com as cenas retratadas ou que essas representações levantem questionamentos no público. “Uma biblioteca acaba sendo o local ideal para encontrar pessoas com capacidade e disponibilidade de enfrentamento destas questões”, afirmou.

“Os Protagonistas: Bonecos Teatrais” apresenta bonecos inspirados em personagens de livros e contos da oralidade popular. Segundo Suzue, essa inspiração veio de diversos tipos de histórias, como contos de fadas, literatura infantil clássica, poesia e personagens folclóricos. Os bonecos são feitos de tecido, papel machê, tinta acrílica, tinta para tecido, cola e bordados.

Suzue atua na Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) em projetos de contação de histórias, como as Quartas Criativas e o Toda Quinta Tem História. Foram essas ações que possibilitaram a produção dos bonecos, que são usados nas mediações de leitura.

“A arte da narrativa nos dá liberdade para sensibilizar as histórias com diferentes recursos. Os bonecos teatrais me aproximam do público. Conectam o imaginário com os objetos inanimados, que naquele momento imaginativo ganham vida”, apontou Suzue.

Texto: Fernanda Ortenzi, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Fonte: N.Com