Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Professor da Unopar lança livro em parceria com a esposa e o filho de 5 anos

Professor da Unopar lança livro em parceria com a esposa e o filho de 5 anos

segunda, 13 de setembro de 2010
Categoria: noticia

O professor Doutor Luiz Fernando Coelho da Cunha Filho, do curso de Medicina Veterinária da Unopar, está lançando o livro ?Fala aí, João Paulo! Um jeito criança de entender o mundo?, escrito a partir do registro das falas de seu filho João Paulo Passos da Cunha, hoje com 5 anos.

O professor Luiz Fernando e sua esposa, a também professora Angela Meneghello Passos, fizeram o registro das falas do filho no período em que o menino tinha 2 anos a 4 anos e três meses. Aliás, como justo crédito, o próprio João Paulo é colocado como o autor principal do livro.

O texto da contracapa do livro dá uma noção ao leitor do conteúdo que vai encontrar na obra que tem em mãos: 
?Nossas crianças são como uma caixa-surpresa. A cada momento elas nos espantam com seu jeito de entender o mundo, seus trejeitos e peripécias.

Observe com carinho a forma com que as crianças compreendem o mundo e verifique como suas colocações são espontâneas e interessantes, simples e objetivas, e que, por meio de sua singular percepção infantil, podemos ver as situações de nosso dia a dia de maneira mais ?colorida?.

Você já foi surpreendido pela fala de uma criança?

João Paulo é uma dessas crianças que embelezam o nosso viver com seu modo de ser.

Abra essa caixa-surpresa, relembre momentos e divirta-se com as falas desse pequeno.?

João Paulo Passos da Cunha nasceu em Londrina (PR) em maio de 2005.

Ele é fruto de uma espera de 13 anos do casamento de seus pais Angela (professora de matemática e escritora de livros didáticos) e Luiz Fernando (médico veterinário e professor).

Vive na cidade grande e também no campo vermelho da fazenda do vô Luiz e do sítio do tio André.

João Paulo é uma criança observadora e sempre atenta ao que acontece ao seu redor.

Gosta de brincar de bola, andar de bicicleta e o que lhe dá grande prazer é correr o mais rápido possível.

Como toda criança de sua idade, possui um jeito especial de descobrir e entender o mundo e, com sinceridade e simplicidade, emite suas colocações que surpreendem e divertem.

Esse livro é resultado dos registros cuidadosos de seus pais que, a propósito, continuam a registrar.

Eles observam, sobre a obra que estão lançando:

As pinturas que constam no livro são do próprio João Paulo. Ele as fez como atividade escolar nos anos de 2008 e 2009, entre 3 e 4 anos de idade. 

Todos os personagens do livro são reais e com o grau de parentesco indicado. 

Inicialmente, os pais começaram a fazer os registros das falas para não se esquecer da riqueza dos momentos vividos com o menino. As falas apresentam situações entre mãe e filho, mas também do convívio dele com outras pessoas da família. 

Em um segundo momento, ao planejar a festa de cinco anos do João Paulo, os pais decidiram fazer uma lembrança de aniversário com essas falas, mas depois do projeto iniciado, verificaram em família que a obra estava ficando muito boa, por isso decidiram investir mais no material e torná-lo público. 

Segundo os autores, esta obra, além de fazer conhecer uma singular percepção infantil, pretende despertar nos leitores, principalmente, pais, avós, tios, professores, ou seja, pessoas que convivem com crianças até 5 ou 6 ou 7 anos, o interesse para um projeto similar a este com seus filhos, netos, sobrinhos ou alunos. ?Certamente, aquele que investir nessa idéia terá a oportunidade de ver as situações do dia a dia de maneira mais ?colorida?, destacam os professores Luiz Fernando e

 
Fonte: Assessoria Unopar

Mais detalhes:

Lançamento do livro ?Fala aí, João Paulo! Um jeito criança de entender o mundo? Data: 16 de setembro de 2010. Horário: 19h às 22 horas. Local: Livrarias Curitiba (antiga Livrarias Porto) no Catuaí Shopping. Local de venda: na própria livraria ao preço de R$20,00.