Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Norte do Paraná ganha comunidade de startups

Norte do Paraná ganha comunidade de startups

segunda, 13 de fevereiro de 2017

Iniciativa já integra startups de cidades como Londrina, Maringá e Cornélio Procópio

Diante de um cenário de inovação evidente, o Norte do Paraná ganha sua própria comunidade de startups, modelos de negócios inovadores que vêm aumentando constantemente em toda a região. Trata-se da Redfoot Community, iniciativa que surgiu em Londrina e começou a ser delineada em agosto do ano passado. Aos poucos, startups de Maringá, Arapongas, Cornélio Procópio, Jacarezinho e outras cidades também se uniram à comunidade. Agora, a RedFoot pertence à toda a região, integrando o ecossistema de startups norte paranaense.

O objetivo da comunidade é estimular o compartilhamento e a troca de experiências, o desenvolvimento das startups e seu fortalecimento como negócios, diante de um cenário cada vez mais competitivo. Para tanto, busca integrar as startups a empresas, entidades e outros agentes de fomento à inovação e ao empreendedorismo. Organizada sob a forma de comunidade, a Redfoot também se propõe a contribuir com as startups na busca por investimentos, aceleração, oportunidades e apoio do poder público.

Os criadores da comunidade, Willian Ruivo – da startup Comprecim, e Marlon Pascoal e Roberto Moreira – ex-sócios da startup Adeliveria, vendida para o iFood, lançaram a ideia, que logo ganhou força e foi abraçada pelas startups. “A comunidade de startups na verdade já existia, nós apenas demos a ela um nome e uma identidade para assim ter mais reconhecimento e iniciativas em conjunto, porque aconteciam várias iniciativas isoladas. A região tem um potencial incrível e queremos estimular ainda mais a inovação, que é algo inerente às startups”, explica Ruivo.

Os empreendedores também consideram a importância de startups de toda a região estarem juntas na iniciativa e não isoladas, por cidades. “A RedFoot é uma comunidade que se propõe a integrar, ultrapassando barreiras. As startups passam pelas mesmas dificuldades para crescer em qualquer cidade e têm muito a contribuir umas com as outras, seja com experiências, dificuldades enfrentadas ou conquistas. Por esse motivo pensamos em uma força horizontal, que é a comunidade de startups”, explica Moreira.

A Redfoot foi oficialmente lançada em novembro de 2016, durante o evento ECO.TIC, maior evento de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região, que contou com a presença de startups durante a programação e também na área de exposições. “Somos uma comunidade feita de empreendedores para empreendedores. Queremos assim nos posicionar para o país e alcançar a evidência que nossa região merece”, diz.

Meetups

Dentre as ações realizadas pela RedFoot estão os chamados Meetups, encontros em ambientes descontraídos para promover a integração e o networking de startups, empresas, entidades e pessoas interessadas em contribuir com a comunidade. Geralmente com uma mini palestra sobre um tema ligado às startups, os meetups RedFoot são realizados mensalmente. O próximo está marcado para o dia 16 de fevereiro, na R2 Choperia (Rua Fernando de Noronha, 1376).

Para conhecer mais sobre a RedFoot acesse www.redfootbrasil.org.

Fonte: Divulgação