Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Mochilão pela América do Sul é tema de mostra fotográfica

Mochilão pela América do Sul é tema de mostra fotográfica

segunda, 05 de janeiro de 2015
Categoria: noticia

Mochilão pela América do Sul é tema de exposição fotográfica, que começa dia 07 de janeiro, no Espaço Cultural CEDDO

Há um ano, o artista plástico Yashiro Imazu, residente em Rolândia, fez um mochilão pela Bolívia, Peru, Chile, Argentina e Paraguai. Uma seleção das fotografias tiradas nessa viagem resultou na mostra Caminhos de Pedras, em exibição no Espaço Cultural CEDDO a partir de 7 de janeiro. O espaço tem entrada franca e é aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, das 8h às 13h. A exposição vai ate o dia 31 de janeiro.


O artista

Yashiro Imazu nasceu em 1990, na cidade de Joinville, Santa Catarina. Com um ano, mudou-se para Rolândia, onde morou até os 15 anos de idade.

Desde criança já com aptidão para fotografia, Yashiro vem de família de fotógrafos. ‘Meu avô Sadatoshi Imazu trabalhou no início da década de 1950 com seu irmão mais velho, Yoshimassa Imazu, dono de um dos primeiros estúdios de fotografia de Rolândia, o Photo Imazu.’ O estúdio era instalado no cruzamento da Rua dos Expedicionários com Manuel Carreia Bernardino. ´´Meus avós maternos Maria Nascimento Rosa e Adenir Rosa (in memoriam) também trabalharam com fotografia, em meados de 1960.’ Autodidata, seu Adenir foi quem continuou a profissão. Além de revelar as fotografias em sua própria casa na cidade de Laguna, trabalhou por muitos anos para a revista de moda Manequim.

‘Adquiri minha primeira câmera aos treze anos de idade, com a qual fotografava paisagens para depois pintar em tela.’ Aos quinze anos, em viagem ao Japão, adquiriu sua segunda câmera – uma Canon compacta. ‘Com ela, comecei a fotografar shows de Punk Rock e Hardcore e a cena underground  que movimentava ruas e Live Houses das cidades japonesas. De volta ao Brasil, fez um curso de aperfeiçoamento em Fotografia Arte e Técnica no Senac de Londrina, e a oficina de Cinema do Cineclube ‘A Hora Mágica’ com sede na ‘Vila Cultural Alma Brasil’ (Londrina). Lá, fez parte do corpo de fotografia do documentário “Sagacidade” (2011), ajudando na direção de fotografia do curta-metragem ‘Vertigo’ (Unopar) em 2012.

Parte do Conselho Municipal de Cultura de Rolândia, onde participa como Suplente em Artes Visuais e áudio Visual. Em 2013 abri com mais dois sócios o Sleepwalker Art Tattoo, um estúdio de artes e tatuagem na cidade de Rolândia, nesse estúdio trabalho com artes plásticas, cursos de ilustração tradicional e artesanato.   ‘Atualmente estou continuando um projeto de um Curta-metragem de Ficção Documental Surrealista intitulado: O Reflexo dos Que Não Vêem, que foi tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso em Artes Visuais e Multimídia na Unopar, e que vai ser lançado em breve.’


No final do ano de 2013 e início de 2014 Yashiro fez uma viagem mochilão pela América Latina fotografando países como Bolívia, Peru, Chile, Argentina e Paraguai. Parte dessas memórias visuais estão divididas na exposição.

Mais detalhes:

Exposição fotográfica - Mochilão pela América do Sul Quando: De 07 a 31 de janeiro de 2015 Onde: Espaço Cultural CEDDO - Rua Pernambuco, 725 - Centro - Londrina/PR Entrada Franca