Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina vacinou contra a Covid-19 mais de 40% do público-alvo

Londrina vacinou contra a Covid-19 mais de 40% do público-alvo

quarta, 07 de abril de 2021
Categoria


Até segunda-feira (5), receberam a primeira dose 72.002 integrantes dos grupos prioritários, dentre um total estimado de 170.500 pessoas

A Prefeitura de Londrina já vacinou 42% da população que integra o público-alvo prioritário da campanha contra Covid-19. Foram 72.002 doses aplicadas até segunda-feira (5), segundo o último Vacinômetro divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A cidade atingiu também a marca de vacinação em 12,5% do total de sua população, estimada em 575.377 segundo o IBGE.

De acordo com o Plano Municipal de Imunização Covid-19, a estimativa é que 170.500 pessoas integrem os grupos prioritários, estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Até o momento, a aplicação atendeu trabalhadores e residentes das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs); profissionais e trabalhadores de saúde; e os idosos, acima de 67 anos de idade.

Nesta terça-feira (6), a vacinação teve início para profissionais das forças de segurança e salvamento; agentes penitenciários; e integrantes das Forças Armadas.

A campanha avança conforme a chegada de novas doses. A cidade já recebeu 85.292 e 23.252 doses, para primeira e segunda aplicação, respectivamente. Considerando o total de doses, Londrina aplicou 84% das que são destinadas à primeira dose, e mais 81% da segunda dose. Todas os lotes de vacina são adquiridos pelo Ministério da Saúde e enviados ao município pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

“Já são mais de 72 mil londrinenses vacinados contra a Covid. E vamos acelerar cada vez mais. Londrina tá dando um show de organização para todo Brasil. Sem filas, horários agendados, atendimento com muito amor da nossa maravilhosa e abençoada equipe da saúde. Que Deus abençoe e proteja todos nós”, declarou o prefeito Marcelo Belinati.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, elencou as iniciativas que a Prefeitura adotou e que permitiram que a vacinação ocorra com tanto êxito. “Temos seis unidades exclusivas de vacinação, em todas as regiões da cidade. Fomos a primeira cidade do Paraná a vacinar todos os dias da semana. Os horários ampliados, com atendimento das 8h até 23h, também são um diferencial que facilita o acesso da população”, citou.

Outro destaque é o cadastro e agendamento on-line. Pelo Portal da Prefeitura, os integrantes dos grupos prioritários fazem todo o processo para garantir dia e hora de vacinação, no local selecionado. “Não temos filas nem aglomerações, o que é extremamente importante nesse contexto de pandemia para garantir a segurança dos usuários e dos nossos servidores. E com emissão do comprovante e QR Code, temos a confirmação de todas as informações, sem ocorrência de fraudes ou outros incidentes”, complementou Machado.

A vacinação contra Covid-19 conta ainda com apoio e suporte das demais secretarias e órgãos municipais. Dentre elas, as Secretarias de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, por meio da Diretoria de Tecnologia e Informação; Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

N.com