Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina sedia competição de aeromodelismo

Londrina sedia competição de aeromodelismo

quarta, 21 de junho de 2023
Categoria

Fonte: Arquivo pessoal / Dr. André Peterlini

O público londrinense está convidado para apreciar uma competição de aeromodelismo, que ocorrerá no dia 24 de junho, a partir das 8h30, na pista pública do Lago Igapó 2 (Rua Senador Souza Neves). Um evento posterior já está previsto para setembro, que também contará com food trucks para os espectadores desfrutarem.

O aeromodelismo é uma modalidade que permite pilotar aviões em miniatura, controlando seus movimentos e executando manobras no ar. Uma das modalidades mais populares é o voo circular controlado, onde o avião gira em torno do piloto por meio de dois cabos de aço.

Em Londrina, se destaca a modalidade acrobacia aérea, também conhecida como F2B. Nessa modalidade, cada piloto deve executar uma sequência de manobras pré-determinadas, formando desenhos no céu. Cinco juízes avaliam o formato, altura e execução das manobras, atribuindo notas aos pilotos. Após três voos, é feita a somatória dos pontos e o piloto com a maior pontuação é declarado vencedor. Os três primeiros colocados recebem premiação, enquanto os demais participantes recebem medalhas.

“Os modelos são feitos de madeira ou fibra de vidro e carbono, e voam com motores elétricos ou movidos à metanol + óleo 2 tempos (glow). Voam presos por dois cabos de aço de aproximadamente 19,30 metros, que presos à mão do piloto, fazem com que comandos sejam dados para que o avião execute às manobras”, aponta André Peterlini, entusiasta e praticante da modalidade

O aeromodelismo é uma atividade que une paixão pela aviação, habilidades de pilotagem e criatividade na execução das manobras. É uma oportunidade única de explorar o céu e desafiar os limites da aerodinâmica em escala reduzida. Se você tem interesse por aviação e busca uma experiência emocionante, o aeromodelismo pode ser a escolha perfeita.

Para conhecer as manobras a serem executadas e sua sequência, basta acessar o Instagram da Associação Londrinense de Aeromodelismo VCC, @aloa_vcc, onde são disponibilizadas informações atualizadas sobre o esporte.

Fonte: BONDE