Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Exposição retrata Lago Igapó

Exposição retrata Lago Igapó

quarta, 17 de dezembro de 2014
Categoria: noticia

Está aberta desde a semana passada uma mostra com fotos de um dos mais tradicionais cartões postais de Londrina: o Lago Igapó. A exposição Retratos do Igapó no Espaço Cultural CEDDO, onde fica até o dia 5 de janeiro. A entrada é franca. A organização é do Foto Clube de Londrina.

O Lago Igapó  é um lago criado em Londrina, em 10 de dezembro de 1959, dia do Jubileu de Prata da cidade, através do represamento do Ribeirão Cambezinho, na gestão de Antônio Sobrinho, como uma solução para o problema da drenagem, dificultada por uma barragem natural de pedra. O nome vem da língua tupi, que significa transvazamento de rios. O projeto de urbanização do lago foi feito em 1970, quando se iniciou a construção de calçadas e a plantação de árvores ao redor do lago.

Após um período de certo abandono, foi elaborado um projeto de revitalização do Lago, na gestão de Dalton Paranaguá. O projeto, de Burle Marx, incluía um jardim com 187 espécies de plantas nativas.

Hoje o Igapó é um local de lazer, que além da represa, propicia a prática de esportes náuticos. Possui uma vasta área urbanizada com piscinas, pista de aeromodelismo e fotoclube.  A presença de peixes, moluscos e caramujos no lago atrai vários tipos de animais, principalmente os pássaros de pequenos e grandes portes como as garças e os mergulhões. Ornitólogos já constataram a presença de 45 tipos de aves diferentes ao redor do lago. A fauna e flora atraem curiosos e principalmente os fotógrafos amadores e profissionais. A urbanização ao seu redor com a construção de vários edifícios projetados, além das grandes árvores, lhe dá uma paisagem peculiar que faz a alegria daqueles que gostam de eternizar essa imagem toda especial.

Os associados do Foto Clube de Londrina, em comemoração aos 80 anos da cidade, prestam essa homenagem trazendo ao público um pouco das centenas de imagens do seu arquivo.

Divulgação

Mais detalhes:

Retratos do Igapó Dias: 11 de dezembro a 5 de janeiro Local: Espaço Cultural CEDDO (Rua Pernambuco, 725) Autores: Alice T. Ogawa, Alvaro Almeida, Antonio Ferreira Dos Santos, Cleusa Migliorini, Flavio B. Conceição, João Baptista Bortolotti, Lucinea Rezende, Mario Jorge Tavares, Messias N. Da Silva, Pedro Wagner, Reginaldo Moraes, Rui Cabral, Rui Porto E Waldemar Portello. Entrada franca.