Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Exposição “Homem Branco Vem Aí” fica até dia 14 na sede da Secretaria de Cultura

Exposição “Homem Branco Vem Aí” fica até dia 14 na sede da Secretaria de Cultura

domingo, 09 de julho de 2023
Categoria

Mostra é formada por cinco telas e duas gravuras que abordam temáticas relativas aos povos indígenas; visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), localizada na Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 110, região central, sedia até a próxima sexta-feira (14) a exposição “Homem Branco Vem Aí”. Formada por sete obras que fazem parte do acervo do Museu de Arte de Londrina, a mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Estão expostas cinco telas – de autoria de Neymar Proença, Henrique de Aragão, Fernando Godinho, Maria Terezinha de Lima e Élon Brasil – e duas gravuras produzidas por Paulo Menten e por José Luiz Néia Martini. Os trabalhos abordam temáticas relativas aos povos indígenas, e o título da exposição vem da tela “Homem Branco Vem Aí”, de Élon Brasil, datada de 1997.

O gestor cultural da SMC, Danilo Lagoeiro, explicou que a mostra foi iniciada como parte da programação da 21ª Semana Nacional de Museus – realizada entre 15 e 21 de maio com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”.

“O texto de referência para a 21ª Semana Nacional de Museus valoriza a importância dos povos indígenas na salvaguarda do meio ambiente e da biodiversidade, por meio de práticas de vida sustentáveis. A partir dessa temática, foi proposta essa exposição”, afirmou ele.

Releitura – A mostra também é uma releitura da exposição “Vigve, mẽgmẽ” – cujo título significa “Ver, ouvir” na língua kaingang – realizada em 2019 no Museu de Arte de Londrina. Na ocasião, a exposição foi composta pelas mesmas sete obras de arte, além de livros, catálogos fotográficos e dois documentários, que trouxeram imagens e informações sobre aspectos de diferentes etnias e línguas indígenas.

Fonte: N.Com