Secretaria de Cultura publica editais de seleção de projetos para o Promic
Inscrições estão abertas até 3 de agosto; Recursos serão destinados a bolsas de estudo e...
Mostra é formada por cinco telas e duas gravuras que abordam temáticas relativas aos povos indígenas; visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), localizada na Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 110, região central, sedia até a próxima sexta-feira (14) a exposição “Homem Branco Vem Aí”. Formada por sete obras que fazem parte do acervo do Museu de Arte de Londrina, a mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Estão expostas cinco telas – de autoria de Neymar Proença, Henrique de Aragão, Fernando Godinho, Maria Terezinha de Lima e Élon Brasil – e duas gravuras produzidas por Paulo Menten e por José Luiz Néia Martini. Os trabalhos abordam temáticas relativas aos povos indígenas, e o título da exposição vem da tela “Homem Branco Vem Aí”, de Élon Brasil, datada de 1997.
O gestor cultural da SMC, Danilo Lagoeiro, explicou que a mostra foi iniciada como parte da programação da 21ª Semana Nacional de Museus – realizada entre 15 e 21 de maio com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”.
“O texto de referência para a 21ª Semana Nacional de Museus valoriza a importância dos povos indígenas na salvaguarda do meio ambiente e da biodiversidade, por meio de práticas de vida sustentáveis. A partir dessa temática, foi proposta essa exposição”, afirmou ele.
Releitura – A mostra também é uma releitura da exposição “Vigve, mẽgmẽ” – cujo título significa “Ver, ouvir” na língua kaingang – realizada em 2019 no Museu de Arte de Londrina. Na ocasião, a exposição foi composta pelas mesmas sete obras de arte, além de livros, catálogos fotográficos e dois documentários, que trouxeram imagens e informações sobre aspectos de diferentes etnias e línguas indígenas.
Fonte: N.Com