Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Centro Esportivo de Capoeira Angola abre inscrições para nova turma

Centro Esportivo de Capoeira Angola abre inscrições para nova turma

quinta, 06 de julho de 2023
Categoria

Atividades são voltadas a crianças com idade entre 2 e 10 anos, e as aulas são realizadas na Vila Cultural Casa da Vila

O Centro Esportivo de Capoeira Angola está com inscrições abertas para uma nova turma, voltada a crianças com idade entre 2 e 10 anos. Realizadas às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 19h30, as aulas são conduzidas na Vila Cultural Casa da Vila (Rua Uruguai, 1.659), espaço que conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

O formulário de inscrição pode ser acessado através deste link, e quem desejar mais informações pode entrar em contato com a Vila Cultural Casa da Vila pelo telefone (43) 3345-2132. A equipe responsável pela iniciativa pede uma contribuição mensal de R$ 50 por aluno, mas há a possibilidade de bolsas sociais para crianças que se enquadram em cotas étnico-raciais, alunos de escolas públicas municipais/estaduais ou filhos/filhas de mães-solo.

Promovido desde antes da pandemia, o projeto de oficinas de capoeira foi interrompido por um tempo e agora está sendo retomado. As aulas são planejadas para a formação das crianças de cada idade específica, e também visam criar mais proximidade com essa manifestação cultural e artística brasileira.

Conforme o coordenador do projeto e professor de capoeira Marcelo Ricieri Pinhatari, a iniciativa nasceu como uma forma de democratizar essa arte e desmistificar o preconceito estrutural que é colocado sobre ela. “Eu tinha esse interesse pela cultura brasileira, e naturalmente comecei a dar aulas de capoeira, e uma coisa levou a outra. Essa oficina é realizada dentro do projeto da Casa da Vila, que engloba várias atividades para a sociedade; atendemos aproximadamente 20 pessoas em cada oficina”, explicou.

História – Julho é celebrado como o Mês da Capoeira, prática que une esporte e luta. No Brasil, a roda de capoeira é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural brasileiro desde julho de 2008 – conquista que reflete mais de oito décadas de combate ao preconceito contra a prática.

A capoeira surgiu como forma de resistência e expressão pessoal dos afro-brasileiros, que estiveram submetidos a muita violência e abusos de poder durante três séculos de escravidão no Brasil. Através de golpes e movimentos corporais ágeis, a luta permitia que eles se defendessem dos capitães do mato, que perseguiam as pessoas escravizadas que fugiam. Além disso, a atividade era também uma forma de preservar a cultura de origem e desenvolver laços entre os praticantes. O nome “capoeira” vem dos ambientes em que o esporte era praticado – campos abertos e sem vegetação.

Os senhores de engenho proibiam que qualquer tipo de luta fosse praticado pela população escravizada. Para não levantar suspeitas, os capoeiristas adaptaram os seus movimentos e adicionaram elementos coreográficos e musicais, camuflando seu verdadeiro significado.

Após a abolição da escravatura, a prática continuou sendo proibida, e apenas em 1937 deixou de ser considerada criminosa pelo Código Penal Brasileiro. Hoje, a capoeira é considerada umas das mais importantes manifestações culturais brasileiras, e é reconhecida mundialmente como prática que une o esporte e a arte. Outro elemento essencial é a música, que permeia a arte e direciona os movimentos da luta, sendo que os capoeiristas devem aprender a tocar instrumentos de origem afro-brasileira como o atabaque, o agogô e o berimbau.

Fonte: N.Com