Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Culpa é vida, defende psicoterapeuta em especial sábado na Rádio UEL FM

Culpa é vida, defende psicoterapeuta em especial sábado na Rádio UEL FM

sexta, 19 de novembro de 2010
Categoria: noticia

A Rádio UEL FM (107,9 MHz ? www.uelfm.uel.br) apresenta neste sábado, dia 20, às 11 horas, o especial ?UEL FM Ideias ? Culpa é vida ? temos de repará-la?, com Ivan Capelatto.
 
O programa é o último de uma série de três especiais sobre os sentimentos fundamentais para uma boa saúde mental: raiva, medo e culpa. Esse tripé, segundo o pai da psicanálise, Sigmund Freud, compõe a neurose e ajuda a manter nosso equilíbrio mental.
  
Ivan Capelatto, entrevistado no especial, é psicoterapeuta e psicanalista há 35 anos e trabalha em Campinas. Ele esclarece que a raiva é a manifestação humana do medo e que precisamos suportá-la. O medo, diz o psicoterapeuta, precisa ser compreendido e a culpa é o sentimento que aparece quando a raiva termina e vem nos dar proteção contra os malefícios da raiva. 

?A culpa é o contraponto psicológico da emoção da raiva?. Capelatto explica que a culpa é um sentimento benigno e muito poderoso. E alerta que alguns pais manipulam os filhos pela culpa. ?Quando a mãe diz: Olha o que você está fazendo comigo?? e vai chorar no quarto, pode fazer um grande estrago no psiquismo da criança?, adverte. 

Ele orienta que não deve administrar os filhos por culpa. ?Quando eu adianto o sentimento de culpa em alguém eu impeço que essa culpa neurótica, lúcida, benigna, apareça e posso gerar um sentimento mórbido, depressivo”.

Capelatto explica que, nesse caso, é possível causar os famosos transtornos mórbidos. “Os transtornos obsessivos compulsivos, os transtornos de pânico, que são hoje um festival nos consultórios de psicologia e psiquiatria?. 

A saída para a culpa, diz ele, é a reparação. O especial que vai ao ar neste sábado tem uma hora de duração e também será exibido no dia 25, às 13 horas. 

Entrevista de Patrícia Zanin e Rogério Cavalcante, da UEL FM, com edição de Patrícia. Colaboração de Érika Pelegrino, do Jornal de Londrina. 

Os outros dois especiais estão disponíveis em:

Raiva:
http://www.uelfm.uel.br/arquivo.php?id=4253

Medo:

http://www.uelfm.uel.br/arquivo.php?id=4859

Fonte: UEL FM

Mais detalhes:

UEL FM Ideias ? Culpa é vida ? temos de repará-la, com Ivan Capelatto Neste sábado, dia 20, às 11 horas Próxima quinta, dia 25, às 13 horas Na UEL FM (107,9 MHz e www.uelfm.uel.br)