Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Cuidados com o fogão: como limpar e tirar riscos e manchas do inox

Cuidados com o fogão: como limpar e tirar riscos e manchas do inox

segunda, 13 de julho de 2020
Categoria: noticia

Mesmo tomando cuidado, com o tempo pode ser que surjam riscos e manchas

Se você gosta de cozinhar, provavelmente se depara com um problema muito comum: como limpar os eletrodomésticos envolvidos nesse processo? A comida pode até ficar boa, mas a longo prazo você sabe que a gordura, inevitavelmente, acaba danificando a cozinha e o fogão. Mesmo se você tomar muito cuidado, com o tempo pode ser que surjam riscos e manchas.  Por isso, confira algumas dicas para você limpar corretamente esse aparelho!

Primeiro, é importante dizer que você nunca deve usar ácidos ou abrasivos, pois eles podem corroer a estrutura do fogão, além de serem prejudiciais à saúde. Em vez disso, opte por uma esponja ou um pano macio levemente úmido. Palhas de aço podem riscar o eletrodoméstico.

Também é importante não jogar água no fogão enquanto ele estiver quente. Essas mudanças de temperatura podem prejudicar a pintura do fogão. Para garantir que os botões fiquem realmente limpos, retire-os para eliminar toda a gordura que se acumula ao redor deles. O Fogão Brastemp, por exemplo, tem botões facilmente removíveis, o que facilita a limpeza.  Depois, seque-os com um pano.

Uma dica para limpar os bocais é adicionar gotas de limão enquanto eles estiverem quentes. Depois, esfregue-os com uma esponja de aço e sabão de coco. Para retirar manchas de um fogão de aço inox, você pode colocar água quente com suco de limão e deixar de molho por cerca de 15 minutos.

Há uma mistura caseira que é fatal para remover riscos de fogão ou até mesmo de outras superfícies de inox, para isso você precisa de um pedaço fino de lixa d’água, vinagre de maçã, óleo de bebê, pasta mousse de bicarbonato e dois panos macios. Antes de realizar o procedimento, você deve remover toda a gordura e secá-lo.

Depois, prepare uma mistura de vinagre de maçã e óleo de bebê. Em um frasco com bico spray de vinagre de 750 ml, adicione três colheres de café de óleo e agite a mistura. Depois, é necessário borrifar no fogão e esfregar com uma lixa em movimento de “vai e vem”. Limpe os resíduos com um pano úmido e, posteriormente, aplique a pasta mousse de bicarbonato utilizando o lado macio da esponja. Ela será responsável por remover as marcas da lixa e outras manchas que ainda tenham ficado.

Fonte: Divulgação