Skate Park realiza competição amadora no domingo (31)
Rodinha, truck, rolamento e board. Adrenalina e técnica devem encher o próximo domingo no Worship...
Sabe-se que a origem do Skateboarding deu-se no início dos anos 60, na Califórnia. Naquela época, quando o surf era o esporte da moda, muitos atletas, cansados de esperar a “onda boa” na praia, decidiram criar uma modalidade paralela. A ideia era obter uma experiência muito similar ao surf, mas em terra firme.
O primeiro skate que se tem notícia surgiu da ideia de colocar rodas de patins em uma tábua de madeira. No design primitivo, o skate não possuía nose, nem tail e era apenas uma tábua em quatro rodinhas. Quando a moda pegou nos Estados Unidos, o skate ganhou estilo e ficou conhecido como “Sidewalk Surfing” (surf de calçada ou surf de asfalto).
A partir da década de 60, o surf de asfalto começou a ser bastante praticado, ganhando manobras e estilos próprios e o nome de “Skateboarding”. Em 1963, o skateboarding foi oficializado como esporte e teve sua primeira competição realizada em Hermosa Beach, Califórnia. O sucesso foi tão grande, que nos três anos seguintes após a competição, foram vendidos mais de 50 milhões de skates em todo o mundo.
Apesar do sucesso crescente, foi na década 70 que o skateboarding deu o grande salto. Devido a uma seca na Califórnia, muitas piscinas tiveram que ser esvaziadas. Os skatistas perceberam que as paredes das piscinas vazias poderiam ser usadas como pista. E foi a partir desta ideia que surgiu a modalidade “Skate Vertical”.
Já nos anos 80, surgiram as rampas de madeira e com elas uma nova modalidade, o “Skate Street”, que permitia manobras em corrimões, paredes e escadas, aproveitando o espaço urbano como pista e cenário.
De lá para cá, o skateboarding ficou mais técnico, ganhou novas manobras e tornou-se ainda mais popular. Novas pistas surgiram em grandes cidades do mundo inteiro e torneios como o “X-games”, “Mountain Dew” e “Tony Hawk Gigantesc Tour” ficaram muito famosos, ganhando força e projeção até hoje, inclusive no Brasil.
Por ter se tornado um esporte muito popular, hoje o skateboarding é praticado em quase todos os estados brasileiros. Em Londrina, por exemplo, existe uma pista indoor de 1000m², uma das maiores do país, com ampla área street e um bowl em formato de cápsula. A pista, localizada no Londrina Skate Park, foi projetada para que os admiradores e praticantes do skateboarding possam fazer uma grande variedade de manobras e evoluir como atletas.
O Londrina Skate Park oferece aulas para iniciantes (meninos e meninas de todas as idades) e espaço para skateboarding, de Terça a Sexta, das 14h às 22h e Sábados, Domingos e Feriados, das 10h às 22h. Se você já é um praticante do skateboarding ou deseja aprender as técnicas do esporte, não deixe de conhecer esse espaço radical em Londrina!
Para maiores informações, ligue (43) 3037-2864 ou escreva para [email protected]
O Londrina Skate Park fica localizado na Rua Pará, 326 | Londrina – PR
Site: http://www.londrinaskatepark.com.br/index.html
Fonte: 360 graus, Travinha Esportes