Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Como montar uma lancheira mais saudável?

Como montar uma lancheira mais saudável?

sexta, 19 de fevereiro de 2016
Categoria

Responsável pela cantina do Colégio Marista dá dicas para montar a lancheira

 A obesidade infantil no Brasil vem crescendo ano a ano. Pesquisa realizada no início desse ano pelo governo federal mostra que 33,5% das crianças com idade entre 5 e 9 anos apresentam sobrepeso. Já entre os adolescentes, esse percentual é de 20,5%. Combater essa realidade é uma tarefa que precisa unir pais e escola. Pensando nisso, o Colégio Marista Londrina tem estimulado pais e filhos a se alimentarem de forma mais saudável.

 Desde o início de 2015, uma nova cantina e restaurante introduziu o conceito de alimentação realmente saudável e natural na escola.  A Cantina da Vovó oferece dentro do Colégio Marista Londrina produtos preparados no próprio restaurante, desde o extrato de tomate e sucos naturais, a bolos de chocolate produzidos com cacau e não achocolatado.

 A diretora responsável pela cantina, Karen Suenson, acredita que alunos estão se adaptando positivamente ao longo do tempo, mas reforça que os lanches trazidos de casa também devem acompanhar essa mudança nos hábitos alimentares. “Mesmo quando as crianças trazem alimentos mais saudáveis, podem ter acesso às guloseimas dos colegas, por isso é importante a conscientização de todos”.

 Karen reconhece que a correria do dia a dia dificulta a preparação de refeições mais adequadas, mas sugere que os pais procurem por fornecedores confiáveis e evitem ao máximo produtos industrializados. “é importante entender que não se trata apenas de um lanche, mas da formação do paladar dos filhos e o tipo de adulto que eles se tornarão”, reforça.

 Dentre as sugestões, a diretora destaca os alimentos que contém proteínas, como queijos, iogurtes, leite e carnes; os pães e bolos, de preferência integrais, pelo valor energético dos carboidratos; além de frutas, legumes e verduras.

 Karen indica sanduíches de pães integrais, de batata, cenoura e até mesmo o francês, ao invés da ‘bisnaguinhas’, que têm uma grande quantidade de conservantes e sódio. E como recheio, substituir embutidos como presunto, salsinha e peito de peru, por queijo branco, cenoura ralada e patês caseiros.

 Salgados como coxinha, pastel, devem ser evitados ou substituídos por preparações assadas. O acompanhamento doce na lancheira pode ser uma barrinha de cereal ou mesmo um bolo feito com farinha integral e adoçado com açúcar mascavo.

 Para beber, o ideal são os sucos naturais. Para que eles mantenham o sabor, a dica é usar frutas não cítricas, como melão, maracujá, abacaxi e morango. Frutas cítricas, como a laranja, oxidam e amargam se não forem consumidas rapidamente. Outra opção é o iogurte, mas, nesse caso, sem conservantes, adoçados com mel.

Fonte: Divulgação