Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Colégio Mãe de Deus lança Centro Cultural Colégio Mãe de Deus lança Centro Cultural

Colégio Mãe de Deus lança Centro Cultural

Monday, 26 de November de 2012
Categoria:

O Colégio Mãe de Deus lançou na manhã desta sexta-feira (23/11) o Centro Cultural José Kentenich, em café da manhã para autoridades, empresários e imprensa de Londrina. Lançado como um presente aos 80 anos de Londrina, o Centro Cultural José Kentenich buscará democratizar a cultura para que pessoas de todas as idades e classes sociais tenham acesso a atividades e eventos culturais a partir de 2014.

Com capacidade para atender de 1.300 a 1.600 pessoas, o projeto contempla um moderno teatro com 535 assentos, além de auditórios e salas multiuso. Todos os ambientes serão adequadamente equipados e ideais para cursos, treinamentos, workshops e reuniões. O Teatro Mãe de Deus terá um moderno sistema cênico, projeção, sonorização, ar condicionado, sala de tradução, camarim, sala de imprensa e outros.

Será um ambiente ideal para o desenvolvimento humano, por meio da cultura e da educação, e um espaço privilegiado no centro da cidade para receber grandes eventos, possibilitando a entrada definitiva de Londrina no circuito cultural nacional e internacional. O projeto apresentado no lançamento é de autoria do arquiteto Nelson Giácomo.

Em seu pronunciamento, o Deputado Federal Alex Canziani ressaltou a importância de se ter um Centro Cultural, neste momento, em Londrina, importante pólo de eventos e festivais cultural. Também destacou o papel do Colégio Mãe de Deus enquanto instituição de Educação e Cultura para a cidade.

O Centro Cultural José Kentenich é uma realização do Colégio Mãe de Deus, com o apoio do Ministério da Cultura, do Deputado Federal Alex Canziani, da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e do Londrina Convention & Visitors Bureau. O apoio do Ministério da Cultura vem por meio da aprovação do Pronac nº 127982, que atende ao Teatro Mãe de Deus, principal obra do Centro Cultural José Kentenich.

Teatro

O Teatro Mãe de Deus foi construído em 2005, junto com o Ginásio Poliesportivo do colégio, com investimento de mais de R$ 5.500.000,00. Porém, a obra ficou parada até o momento por falta de verba suficiente para retomá-la. Assim, uma proposta de modernização e aquisição de equipamentos para este espaço cultural foi enviada ao Ministério da Cultura.

O projeto Teatro Mãe de Deus, Pronac nº 127982, utilizará a Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, por meio do artigo 18, para captar recursos para a modernização e equipagem do mesmo. O valor de R$ 4.123.535,41 para o teatro foi aprovado na reunião 204, da Comissão Nacional de Incentivo a Cultura (CNIC), no dia 08 de novembro deste ano.

O valor aprovado pelo Ministério da Cultura será utilizado para adquirir equipamentos de sonorização, iluminação, mobiliários e acabamentos para finalizar o Teatro Mãe de Deus e disponibilizar para Londrina e região norte do Paraná, um local com infraestrutura moderna que atenda às necessidades das diversas atividades culturais realizadas na cidade. Dentro do cronograma do projeto, o início das obras está agendado para o dia 02 de janeiro de 2013.

Primeiro monumento de Educação e Cultura de Londrina

Em 1935, o Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt foi convidado pela Companhia de Terras Norte do Paraná para contribuir com a Educação, a Cultura e a Saúde desta cidade que se desenvolvia em meio à mata virgem. O Colégio Mãe de Deus surgiu em 3 de março de 1936, apenas 15 meses após a fundação da cidade, como instituição filantrópica, pioneira na Educação e na Cultura desta região.

Na área cultural, o Colégio Mãe de Deus oferece aulas em sua Escola de Música, para o aprendizado de diversos instrumentos e métodos, sendo destaque também no Ballet, no teatro e nos esportes. Além do ensino das Línguas Estrangeiras Modernas: alemão, inglês e espanhol, inseridas na grade curricular no Ensino Regular e também como cursos extraclasses abertos para a comunidade.

Durante o lançamento do Centro Cultural, a Gestora Administrativa do CMD, Ir. Rosa Maria Ruthes, anunciou que a partir de 2013, o Colégio Mãe de Deus abre as portas para os meninos no Ensino Médio, passando a atender completamente o público feminino e masculino. Também anunciou a tramitação do convênio com o Instituto Goethe, organização cultural da República Federal da Alemanha, presente no mundo inteiro com o projeto ?Escolas: uma parceria para o futuro?. Esta iniciativa visa fortalecer a parceria do Colégio Mãe de Deus com o Governo Alemão, uma vez que o colégio privilegia a língua alemã na grade curricular há muitos anos.

Fonte: Assessoria Colégio Mãe de Deus