Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Colégio Mãe de Deus lança Centro Cultural

Colégio Mãe de Deus lança Centro Cultural

segunda, 26 de novembro de 2012
Categoria

O Colégio Mãe de Deus lançou na manhã desta sexta-feira (23/11) o Centro Cultural José Kentenich, em café da manhã para autoridades, empresários e imprensa de Londrina. Lançado como um presente aos 80 anos de Londrina, o Centro Cultural José Kentenich buscará democratizar a cultura para que pessoas de todas as idades e classes sociais tenham acesso a atividades e eventos culturais a partir de 2014.

Com capacidade para atender de 1.300 a 1.600 pessoas, o projeto contempla um moderno teatro com 535 assentos, além de auditórios e salas multiuso. Todos os ambientes serão adequadamente equipados e ideais para cursos, treinamentos, workshops e reuniões. O Teatro Mãe de Deus terá um moderno sistema cênico, projeção, sonorização, ar condicionado, sala de tradução, camarim, sala de imprensa e outros.

Será um ambiente ideal para o desenvolvimento humano, por meio da cultura e da educação, e um espaço privilegiado no centro da cidade para receber grandes eventos, possibilitando a entrada definitiva de Londrina no circuito cultural nacional e internacional. O projeto apresentado no lançamento é de autoria do arquiteto Nelson Giácomo.

Em seu pronunciamento, o Deputado Federal Alex Canziani ressaltou a importância de se ter um Centro Cultural, neste momento, em Londrina, importante pólo de eventos e festivais cultural. Também destacou o papel do Colégio Mãe de Deus enquanto instituição de Educação e Cultura para a cidade.

O Centro Cultural José Kentenich é uma realização do Colégio Mãe de Deus, com o apoio do Ministério da Cultura, do Deputado Federal Alex Canziani, da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e do Londrina Convention & Visitors Bureau. O apoio do Ministério da Cultura vem por meio da aprovação do Pronac nº 127982, que atende ao Teatro Mãe de Deus, principal obra do Centro Cultural José Kentenich.

Teatro

O Teatro Mãe de Deus foi construído em 2005, junto com o Ginásio Poliesportivo do colégio, com investimento de mais de R$ 5.500.000,00. Porém, a obra ficou parada até o momento por falta de verba suficiente para retomá-la. Assim, uma proposta de modernização e aquisição de equipamentos para este espaço cultural foi enviada ao Ministério da Cultura.

O projeto Teatro Mãe de Deus, Pronac nº 127982, utilizará a Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, por meio do artigo 18, para captar recursos para a modernização e equipagem do mesmo. O valor de R$ 4.123.535,41 para o teatro foi aprovado na reunião 204, da Comissão Nacional de Incentivo a Cultura (CNIC), no dia 08 de novembro deste ano.

O valor aprovado pelo Ministério da Cultura será utilizado para adquirir equipamentos de sonorização, iluminação, mobiliários e acabamentos para finalizar o Teatro Mãe de Deus e disponibilizar para Londrina e região norte do Paraná, um local com infraestrutura moderna que atenda às necessidades das diversas atividades culturais realizadas na cidade. Dentro do cronograma do projeto, o início das obras está agendado para o dia 02 de janeiro de 2013.

Primeiro monumento de Educação e Cultura de Londrina

Em 1935, o Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt foi convidado pela Companhia de Terras Norte do Paraná para contribuir com a Educação, a Cultura e a Saúde desta cidade que se desenvolvia em meio à mata virgem. O Colégio Mãe de Deus surgiu em 3 de março de 1936, apenas 15 meses após a fundação da cidade, como instituição filantrópica, pioneira na Educação e na Cultura desta região.

Na área cultural, o Colégio Mãe de Deus oferece aulas em sua Escola de Música, para o aprendizado de diversos instrumentos e métodos, sendo destaque também no Ballet, no teatro e nos esportes. Além do ensino das Línguas Estrangeiras Modernas: alemão, inglês e espanhol, inseridas na grade curricular no Ensino Regular e também como cursos extraclasses abertos para a comunidade.

Durante o lançamento do Centro Cultural, a Gestora Administrativa do CMD, Ir. Rosa Maria Ruthes, anunciou que a partir de 2013, o Colégio Mãe de Deus abre as portas para os meninos no Ensino Médio, passando a atender completamente o público feminino e masculino. Também anunciou a tramitação do convênio com o Instituto Goethe, organização cultural da República Federal da Alemanha, presente no mundo inteiro com o projeto ?Escolas: uma parceria para o futuro?. Esta iniciativa visa fortalecer a parceria do Colégio Mãe de Deus com o Governo Alemão, uma vez que o colégio privilegia a língua alemã na grade curricular há muitos anos.

Fonte: Assessoria Colégio Mãe de Deus