Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
CEDDO estreia nova exposição

CEDDO estreia nova exposição

segunda, 03 de novembro de 2014
Categoria: noticia

No dia 5 de novembro, próxima quarta-feira, aniversário do fotógrafo e pioneiro londrinense Haruo Ohara, que nesta data completaria 105 anos, sua filha Maria Ohara abre a exposição Haruo Ohara por Maria Ohara. Para homenageá-lo, selecionou fotografias do pai e reproduziu-as em bordados (quilt).

A exposição, no  Espaço Cultural CEDDO, começa no dia 5 de novembro, aniversário do pai, e termina no dia 10 de dezembro, aniversário de Londrina.

Haruo Ohara por Maria Ohara

No dia 05 de novembro de 1909 nasceu Haruo Ohara, em Kochi, ilha de Shikoku, Japão, primogênito de seis filhos. Como muitas famílias japonesas, a família de Massaharu Ohara também optou por tentar uma vida melhor num país distante. Assim, a família chegou ao Brasil no dia 14 de novembro de 1927.  Inicialmente trabalharam em Cotia e em seguida em Santo Anastácio, interior do estado de São Paulo. Aceitaram o desafio de colonizar o Norte do Paraná e se tornaram proprietários do Lote nr. 1 do Patrimnônio Três Bocas, Gleba Cambé,  hoje Jardim Santos Dumont e uma ponta do Aeroporto de Londrina, no dia 28 de março de 1930.  Somente em 1933, após o pagamento do lote adquirido, é que se deu a mudança da família Ohara para esta região onde já havia algumas casas e a vila chamava-se Londrina. Em 1934, Haruo conheceu Kô Sanada que viria a ser sua esposa por amor e não por “miai-kekkon”(casamento arranjado). O casamento foi no dia 17 de junho de 1934, registrado pelas lentes de José Juliani despertando o encantamento de Haruo pela fotografia. Somente em 1938 teria a satisfação de clicar uma foto pela primeira vez: sua esposa Kô. E não parou mais: a família, a lavoura, as flores, as frutas, os amigos, as árvores, as nuvens, o mundo. A máquina fazia parte de seu corpo. Assim acompanhou também o desenvolvimento da cidade de Londrina. A filha mais velha nasceu em 1935, seis meses mais nova que a cidade. Haruo sentia muito orgulho em “ser londrinense”. Nunca quis voltar ao Japão, pois a sua vida foi vivida e construída aqui. Era uma pessoa reservada, elegante, culta, generosa, humilde e de uma sensibilidade incomparável. Hoje ele faria 105 anos. Parabéns e muito obrigada por premiar nossos olhos, nossas vidas e nossas almas com a beleza singela e poética de sua arte. “Hoje você vê a flor. Agradeça à semente de ontem.”

Fonte: Divulgação

Mais detalhes:

Haruo Ohara por Maria Ohara Dias: 5 de novembro a 10 de dezembro Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e sábado, das 8h às 13h. Local: Espaço Cultural CEDDO (Rua Pernambuco, 725 - Londrina, PR - 3321-4114) Entrada franca