Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Projeto realiza captação de memórias da cultura italiana em Londrina

Projeto realiza captação de memórias da cultura italiana em Londrina

quarta, 04 de março de 2020

Documentos serão selecionados para exposição no Museu Histórico Padre Carlos Weiss

Projeto realiza captação de memórias da cultura italiana em Londrina

A presidente da associação italiana e historiadora Hylea Ferraz durante o lançamento do projeto, em 10 de dezembro do ano passado, no Espaço Villa Rica

A Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi realiza até o dia 23 de Março o processo captação de acervos familiares inéditos que poderão fazer parte da exposição em comemoração aos 85 anos da cidade, a ser realizada no Museu Histórico de Londrina em maio e junho de 2020.

Em seguida, haverá uma mostra itinerante por várias regiões da cidade, comoparte do projeto Os Bravissimi na Terra Roxa. O projeto conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e apoio do Vice-Consulado Italiano, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Museu Histórico de Londrina e do Espaço Cultural Villa Rica.

Sob a perspectiva da importância das atividades profissionais conduzidas pelos italianos e italianas que se instalaram em Londrina, a exposição prevê a captação de fotografias, objetos, cartas, documentos diversos e até mesmo maquinários que estejam vinculados à temática do fazer profissional destes imigrantes e seus descendentes, com um recorte temporal que vai de 1930 a 1980.

Coordenado pela presidente da associação e historiadora Hylea Ferraz, o projeto conta com produção da PÁ! Artística, capitaneada pelo produtor Álvaro Canholi, além do trabalho de uma extensa equipe. Ademais a pesquisa
histórica conduzida pelo professor Jorge Romanello, haverá uma curadoria especializada que atuará na seleção do material que irá compor a exposição.

Os interessados em apresentar seus acervos familiares para o projeto poderão levá-los para o Museu Histórico de Londrina, que fará um processo de catalogação e identificação dos materiais, momento no qual o participante
poderá manifestar o desejo de doá-los para o patrimônio do Museu ou apenas emprestá-los para a Exposição. O Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss está localizado na antiga estação ferroviária, à Rua Benjamin Constant, 900 – Centro. O recebimento do material ocorrerá de terça a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Outras informações pelo telefone (43) 3323-0082.

Para agendar o recolhimento de peças maiores ou demais colaborações, o interessado poderá entrar em contato com a direção da I Bravissimi Associazione Culturale Italiana di Londrina pelo e-mail [email protected], pelo WhatsApp (43) 99959 5959 ou ainda acessar o site ibravissimilondrina.org.

Fonte: Ana Paula Nascimento