Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Biênio da Matemática”será lançado em Londrina na segunda-feira (20)

Biênio da Matemática”será lançado em Londrina na segunda-feira (20)

sexta, 17 de fevereiro de 2017

É uma iniciativa da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional; em Londrina conta com apoio da Prefeitura

Será realizado, na próxima segunda-feira (20), o lançamento do “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa” no município de Londrina. Promovido pela primeira vez no Brasil, o evento tem como finalidade valorizar o ensino da matemática, do raciocínio lógico e o desenvolvimento da educação no País, envolvendo governos, sociedade civil, escolas e a comunidade em geral. Em Londrina, o lançamento conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. A cerimônia será às 15 horas, no Colégio Mãe de Deus, na Avenida Rio de Janeiro, 670, centro.

Participam da solenidade alunos do ensino fundamental e médio, representantes de escolas públicas e privadas, professores, diretores e educadores, além de lideranças políticas regionais e nacionais. Também será feito o lançamento da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2017).

O Biênio da Matemática é uma iniciativa da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, com coordenação do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemáticos (SBM). No biênio 2017-2018, Londrina terá ações em todas as escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), escolas estaduais e particulares, com a participação de instituições de ensino superior e entidades da região.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, informou que um planejamento está sendo elaborado para que as unidades escolares municipais promovam, neste período, diversas atividades para professores e alunos, visando o desenvolvimento de projetos de valorização da matemática por meio de exercícios específicos, práticas e abordagens lúdicas.“Este evento é uma grande oportunidade para que o ensino de matemática entre na agenda de todos os que estão envolvidos na Educação. Com certeza, isso trará grandes resultados ao Município”, disse.

Biênio da Matemática – Para fortalecer o ensino da disciplina da matemática e disseminar ações educativas pelo Brasil, o “Biênio da Matemática” terá, em 2017 e 2018, diversos eventos e atividades que colocarão em destaque a Matemática, a Ciência e a Tecnologia. Nesse período, o Brasil sediará dois eventos de relevância internacional: a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017), com a participação de mais de 140 países, e o renomado Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), que tem 128 anos de existência e 27 edições. Trata-se do maior e mais conceituado evento da Matemática mundial.

Serão contemplados com as atividades estudantes, professores, pesquisadores, cientistas e o público em geral.Todas as informações e a programação de eventos do Biênio da Matemática estão disponíveis no endereço www.bieniodamatematica.org.br .

Brasileiro premiado – Uma das presenças confirmadas no lançamento do “Biênio da Matemática” em Londrina, nesta segunda-feira (20), é o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) do Rio de Janeiro, Marcelo Miranda Viana da Silva, que irá ministrar uma palestra.

Matemático reconhecido internacionalmente, Viana é o primeiro brasileiro e primeiro matemático, juntamente com François Labourie, a receber o “Grande Prêmio Científico Louis D.”, principal premiação científica da França, oferecido pelo “Institut de France”.

Com graduação em Matemática pela Universidade do Porto (1984) e doutorado em Sistemas Dinâmicos pelo IMPA (1990), ele é membro do Comitê Executivo do Conselho Matemático das Américas (“Mathematical Council of the Americas”), editor de diversas revistas de circulação internacional e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Além da palestra, o evento ainda terá uma apresentação musical com a Escola de Música Sol Maior.

Iniciativa – O “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa” foi viabilizado por iniciativa legislativa dos deputados federais Alex Canziani, Pedro Fernandes e Wilson Filho. Foi proclamado pelo Congresso Nacional, por meio da Lei Ordinária 13.358 de 7 de novembro de 2016, e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação.

Em 2015, no último exame do “Programme for International Student Assessment” (PISA), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, os brasileiros ficaram na 66ª posição dentre 72 países pesquisados, terminando os exames 70% abaixo do esperado na matemática.

Por isso, a intenção do projeto é estimular ações positivas no sentido de reforçar a abordagem do raciocínio lógico e abstrato e dar força ao ensino da matemática no Brasil, o que contribuirá para que o país melhore sua colocação nas avaliações existentes.

Fonte: N.Com