Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
ACIL cobra prefeito sobre lotação dos ônibus e cronograma de vacinação

ACIL cobra prefeito sobre lotação dos ônibus e cronograma de vacinação

quinta, 04 de março de 2021
Categoria

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina ( ACIL), Márcia Manfrin, reúne-se nesta quinta-feira (4) com o prefeito Marcelo Belinati para discutir a grave situação econômica e sanitária da cidade, com o risco de colapso do sistema de saúde.

A ACIL pretende reivindicar ao prefeito a reabertura do setor produtivo da cidade imediatamente após o encerramento, no próximo dia 8, do lockdown decretado pelo Governo do Paraná.

Segundo a presidente, comércio e serviços vêm cumprindo de forma rigorosa todas as determinações das autoridades municipais e estaduais, além de seguir à risca os protocolos de prevenção. “Mas existem muitos grupos em Londrina que desprezam as medidas de segurança, promovem festas clandestinas e colocam a vida de todos em risco. Queremos saber o que a Prefeitura pretende fazer para coibir e punir com rigor essas infrações, garantindo a adesão absoluta às medidas de segurança”, diz.

Outro ponto apontado por Márcia Manfrin diz respeito ao transporte público. “Os ônibus vem apresentando lotação e, diante deste quadro, as medidas sanitárias tornam-se impossíveis de serem cumpridas. Como a Prefeitura pretende tornar os ônibus seguros novamente?”, ela pergunta.

Na pauta do encontro, está também o cronograma de vacinação dos londrinenses. “Quantas vacinas temos e quantas vacinas vamos adquirir em breve? Qual a quantidade necessária para que a população seja considerada imunizada? O que fazer para agilizar o cronograma de vacinação?”

A presidente diz que é preciso que o Executivo esclareça a população sobre a disponibilidade de leitos de enfermarias e UTIs. “Quais são os procedimentos para garantirmos esta ampliação? Quantos leitos seriam necessários para afastar de vez o risco de colapso na saúde londrinense?”, questiona.

O Núcleo de Desenvolvimento Empresarial da entidade, em parceria com a Prefeitura e o Sebrae, elaborou um Plano de Retomada da Economia. A ACIL reivindicava a implantação imediata deste plano já na próxima semana, no dia 8. Mas, após o encontro da presidente da entidade com o prefeito Marcelo Belinati, e também com o presidente da Faciap (Federação das Associações Comerciais do Paraná), Fernando Moraes, ficou definido que a divulgação do Plano de Retomada será feita apenas após o lockdown (determinado por decreto estadual e que poderá ser renovado, estendendo-se além do dia 8). (Com informações da ACIL e Codel).

Fonte: Londrix / Foto: Vivian Honorato/Divulgação