Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Fernanda Magalhães participa de residência artística no Museu Bispo do Rosário

Fernanda Magalhães participa de residência artística no Museu Bispo do Rosário

sexta, 26 de agosto de 2016
Categoria

A artista irá apresentar, no dia 30 de agosto, a performance Grassa Crua, seu mais recente trabalho, que conta com a participação de 35 mulheres envolvidas no processo da residência

A artista visual paranaense Fernanda Magalhães participa, de 25 a 30 de agosto, da residência artística no Museu Bispo do Rosário, localizado dentro da Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, integrando a programação da exposição "Das Virgens em Cardumes e da Cor das Auras" com curadoria de Daniela Labra. Ela irá apresentar, no dia 30 de agosto, às 14h, a performance Grassa Crua, seu mais recente trabalho, que, nesta apresentação no Museu Bispo do Rosário (Estrada Rodrigues Caldas, 3400 – Taquara), irá contar com a participação de 35 mulheres envolvidas no processo da residência.

Antes disso, sábado, 27 de agosto, às 16h, Fernanda Magalhães fala sobre a pesquisa que resultou na performance Grassa Crua, ao lado das atrizes Ana Cristina Colla e Raquel Scotti Hirson, do Lume Teatro/UNICAMP, diretoras da performance. Também neste dia, a mostra "Das Virgens em Cardumes e da Cor das Auras" apresenta parte da sua programação com diversas atividades. O Museu abrirá ao público a partir das 10 horas.

Sobre a performance:

A performance Grassa Crua, de Fernanda Magalhães, reúne elementos da performance, da movimentação cênica, da dança, tendo como guia um áudio criado a partir de diversas vozes de mulheres – Simone Mazzer, Edna Aguiar, Karen Debértolis, Raquel Scotti Hirson, Ana Cristina Colla, Camilla Farias e Fernanda Magalhães. Além de uma música da banda paranaense de rock, Turbo.

O trabalho é resultado das pesquisas de Pós-Doutorado desenvolvidas pela artista paranaense no LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP, desde 2015, que tem como supervisoras as atrizes Ana Cristina Colla e Raquel Scotti Hirson, as quais também dirigiram a performance.

O texto é assinado por Fernanda Magalhães e a concepção e criação é de Fernanda, Ana Cristina e Raquel.

Esta performance de Fernanda Magalhães surge dos desdobramentos de outros trabalhos nos quais o corpo é sempre lugar de inscrições e, ao mesmo, tempo mediador e lugar de ativações. Grassa Crua emerge dos embates do corpo em busca de seus próprios pontos de relações. Movimentos, percepções, ilusões e confrontos. Extrapolar normas, espaços contidos e regras impostas para a conformação de todos.

Surge das necessidades em expandir o corpo, na busca por soltar as amarras que ainda teimam em enferrujar juntas, ligamentos e emoções. O corpo que se posiciona e ocupa espaços ainda necessita de outros movimentos para que olhares, sombras e respirações possam ser absorvidos com tempos distendidos nos fluxos de ações.

Sobre a mostra "Das Virgens em Cardumes e da Cor das Auras", no Museu Bispo do Rosário:

 Com curadoria de Daniela Labra a mostra "Das Virgens em Cardumes e da Cor das Auras" tem como proposta o diálogo entre o artista que dá nome ao Museu, Arthur Bispo do Rosário e artistas performáticos contemporâneos. A exposição apresenta uma seleção de obras da coleção do Museu que remetem à perspectiva mística, sacerdotal e performática de Bispo do Rosário, como o Manto de Apresentação. Também estão expostos estandartes, roupas bordadas, faixas de misses e filmes documentais sobre sua obra e vida, além de fotografias, vídeos e instalações que dão novas leituras sensíveis ao legado desse artista fora dos padrões do sistema da arte.

O título evoca a imagem fantástica das “virgens em cardumes”, anunciada em um de seus bordados confeccionados no asilo psiquiátrico, enquanto que “da cor das auras” remete ao tempo em que o interno interpelava a cor da sua aura aos visitantes da cela/ateliê que habitou, no Pavilhão 10 da Colônia Juliano Moreira. Aberta no dia 4 de junho de 2016, “Das Virgens em Cardumes e da Cor das Auras” tem uma programação viva e experimental, convidativa a todos aqueles que residem próximo ao museu, aos entusiastas da arte e todos aqueles que tenham interesse em participar.

Fonte: Divulgação