Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Concerto de Violino Solo é atração em Londrina Concerto de Violino Solo é atração em Londrina Concerto de Violino Solo é atração em Londrina

Concerto de Violino Solo é atração em Londrina

Tuesday, 17 de October de 2017
Categoria:

No programa, obras de Claudio Santoro, Guerra Peixe, Marcos Salles e Bach

Concerto de Violino Solo é atração em Londrina - LondrinaTur

O violonista italiano Alessandro Borgomanero se apresenta na próxima quarta-feira (18) em Londrina, dentro da Série Palcos Musicais, com o concerto “O Violino em Solo no Brasil”. O projeto é resultado de uma longa pesquisa, feita nos últimos três anos, à procura de obras escritas para este instrumento.

Alessandro Borgomanero tem uma carreira consagrada. Apresentou-se como solista à frente de várias orquestras da Europa, obteve elogios do público e da crítica especializada em tournées por diferentes países como Áustria, Escócia, Inglaterra, França, Holanda, Portugal, Alemanha; ministrou masterclasses para violino em várias escolas, além de gravar vários CDs.

Radicado em Goiânia desde 1997, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás e comanda a Orquestra Filarmônica de Goiás, Borgomanero está em turnê por várias cidades como Florianópolis, Belo Horizonte, São Paulo, Maceió, Rio de Janeiro e no Festival de Campos do Jordão. Para 2018 já tem agendado concertos em Curitiba e Brasília. A apresentação também comemora os 20 anos do violinista como professor UFG.

O concerto “O Violino em Solo no Brasil” será às 20h30, no Teatro Crystal (Rua Quintino Bocaiúva, 15). Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos antecipadamente na Bilheteria do Café Royal, na Livraria da Silvia e através do site: www.sympla.com.br.

A Série Palcos Musicais 2017 é promovida pela Apolônia Produções Culturais e coordenada da produtora e pianista Irina Ratcheva. Conta com o patrocínio da Unimed, Sonoco, Agência de Fomento do Paraná e Horizon John Deere. Conta com o apoio da UEL FM, CBN, Brasiliano Bar, Livraria da Silvia e Hotel Cristal Palace.

Composições brasileiras

Para o concerto foram escolhidas obras de grandes compositores brasileiros, de várias gerações, que através do violino contam um pouco da história da composição no Brasil no século XX. Começa com a provavelmente primeira obra para violino solo, composta em 1908, por Marcos Salles, em estilo romântico, passamos pelo dodecafonismo de Guerra Peixe, com a sua obra “Musica para Violino Nº 2”, composta em 1947.

O nacionalismo brasileiro é representado pela “Fantasia Sul América” de Claudio Santoro, a obra descritiva intitulada “As Quatro Estações” para Violino Solo de Almeida Prado, que retrata de uma forma moderna aspectos das várias estações do ano, composta em 1983.

O concerto termina com “Três Prelúdios” para violino do mineiro  Flausino Vale, de estilo sertanejo e popular, de alto virtuosismo para o instrumento, composta da década de 1930. Tudo isso emoldurado pela grandiosa obra de Johan Sebastian Bach, que é a “Chacona da Partita Nº 2” para violino solo, considerada a maior fonte de inspiração para qualquer compositor que se dedica a compor obras para esse instrumento.

Fonte: Divulgação