Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Um formigueiro cheio de música e diversão

Um formigueiro cheio de música e diversão

sexta, 06 de outubro de 2017
Categoria

Musical ‘Festival das Formigas’ será apresentado no próximo domingo (08/10), na Sede de Inverno do Londrina Country Club; a entrada é franca

Como parte da programação festiva pelos 65 anos do Conservatório Musical de Londrina, será realizado o musical infantil “Festival das Formigas” no próximo domingo (08 de Outubro), às 17 horas, na Sede de Inverno do Londrina Country Club, com entrada franca. Com direção musical de Adriana Calzavara e direção cênica e roteiro de Silvio Ribeiro, a montagem leva ao palco 27 alunos do curso de Musicalização, com idades que variam de dois a sete anos. O evento ainda terá a participação especial da aluna de técnica vocal Júlia Motta e de uma banda formada por professores da instituição. O repertório traz alguns dos poemas musicados de Vinicius de Moraes no antológico álbum “A Arca de Noé”, lançado em 1980, e canções de Leninha Andrade (“Formiguinha 1” e “Formiguinha 2”) e de Pixinguinha e Carlos Araújo (“Samba na Areia”), além duas composições instrumentais – “New Chop-Sticks”, de Daniel Rosenfeld -, e “When the Saints Go Marching in” (canção tradicional).

“Estamos trabalhando de uma forma bem lúdica a preparação cênica e musical das crianças e acreditamos que o resultado será uma bela apresentação, com canções que também devem emocionar os pais pela memória afetiva que elas trazem”, destaca a professora Adriana. “Alguns dos nossos alunos já são acostumados a participarem de apresentações de final de ano da escola e estão animados em poder mostrar para mais pessoas parte do que aprendem nas aulas”, complementa. “Há alguns anos fizemos algumas apresentações no Teatro Zaqueu de Melo e no auditório da Associação Médica e é com muita satisfação que celebramos agora nossas bodas de ferro com essa apresentação infantil, que está envolvendo muitos pais também”, pontua Silvia Lemos, diretora do Conservatório.

Um formigueiro cheio de música e diversão - LondrinaTur

Segundo o diretor cênico Ribeiro, o roteiro original também se baseou na ideia do quanto a música pode trazer benefícios para o nosso dia a dia. “A cigarra tem uma certa fama ‘literária’ de ser preguiçosa porque gostava de cantar, mas trabalhamos com a versão de uma fábula do Monteiro Lobato (‘A Formiga Boa’) que mostra o quanto as formigas aprenderam com ela sobre o prazer de cantar e foram mais felizes e produtivas depois que tiveram o contato com a música”, explica.

Oferecido para bebês a partir de 8 meses, o curso de Musicalização trabalha com as crianças uma série de conceitos, dentre eles, noções de ritmo, socialização, concentração, coordenação motora, acuidade auditiva e apreciação musical, além de aprenderem a conhecer os instrumentos para, posteriormente, elegerem o instrumento que irão estudar de forma mais aprofundada.

“É um curso muito interessante que acaba trazendo, dentre seus benefícios, a redução da ansiedade, o desenvolvimento da persistência, da sensibilidade, da criatividade e a melhora da comunicação em grupo”, pontua a musicista Hylea Ferraz, responsável pela coordenação geral do evento. A escola ainda oferece o curso de Musicoterapia, com a professora Rosana Erthal, que é direcionado para gestantes, tentantes (mulheres que estão tentando engravidar), puérperas e bebês. Esse trabalho oportuniza autoconhecimento, auxilia a lidar com emoções diversas, estimula a comunicação mãe-bebê e ajuda a superar o estresse.

O evento tem patrocínio da Imobiliária Cruciol, Construtora A. Yoshii e Instituto Cultural e apoio do Londrina Country Club, da Boleria Dom Leonardi e de Cookies e Cia.

Fonte: Divulgação