Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
7 dicas para facilitar a convivência de quem divide apartamento

7 dicas para facilitar a convivência de quem divide apartamento

segunda, 15 de agosto de 2016
Categoria: noticia

Dividir espaço nem sempre é fácil, mas traz diversos ensinamentos

Dividir o apartamento com várias pessoas representa a realidade de muita gente em diversas cidades. Esse estilo de vida, que antes era só coisa de universitário, tem se tornado uma das melhores escolhas para garantir os melhores preços, apartamentos com boa localização e um estilo de vida mais jovem, além de diversas outras vantagens para os moradores. Entretanto, como tudo na vida, isso também pode representar fatores bons e ruins para a convivência, principalmente para quem tem problemas de organização ou se incomoda com a casa cheia de gente. O mais importante é saber conviver, conciliando sempre as preferências de quem tem uma rotina mais relaxada com quem prefere mais privacidade e organização. Dividir o espaço nem sempre é fácil, mas traz diversos ensinamentos e crescimento pessoal para qualquer um. Algumas dicas podem fazer a diferença tanto para quem já convive no dia a dia com outras pessoas no mesmo apartamento quanto ajudar quem está pensando em começar essa nova fase da vida. Confira:

Louça

Uma das principais questões em qualquer lar, a louça precisa de força de vontade de qualquer um. Afinal, todos os moradores da casa possuem uma responsabilidade sobre pratos, panelas, copos e talheres sujos. Nessa quesito, vale apostar sempre no bom senso e na preocupação com os outros moradores. A rotina varia de acordo com o estilo de vida de cada pessoa. Uma boa ideia é estabelecer sempre uma tarefa rotativa, para não pesar na rotina de ninguém. Em geral, quem cozinha não precisa lavar a louça, por exemplo. Tudo isso para evitar a famosa “polícia da louça” e a pressão de lavar sempre qualquer coisa que você sujar.

Faxina

A faxina deve ser feita regularmente e, com a cooperação de todos, é possível manter tudo limpo sem nenhum sacrifício. As horas vagas são preciosas para qualquer um e todos desejam aproveitá-las sem qualquer cobrança ou culpa. Entretanto, ao mesmo tempo, todos querem morar em um apartamento sempre limpo e cheiroso. Pensando também na saúde e higiene de todos os moradores, vale a pena estabelecer um dia comum para a limpeza dos cômodos comuns. Os quartos ficam a cargo de cada pessoa, mas uma faxina geral é a melhor opção para não gerar trabalho para uma só pessoa. Assim, tudo consegue ser feito em algumas horas, sem deixar todas as funções a cargo de uma pessoa por semana. Tudo isso varia de acordo com a demanda de limpeza de cada morador, por isso o diálogo aberto e respeitoso é a melhor via de negociação.

Compras

Resolver a questão das compras é muito importante justamente porque envolve o orçamento mensal de todos os moradores. Ou seja, é preciso estabelecer uma maneira de garantir que todos tenham valores fixos e despesas que podem ser previstas durante o mês. Isso evita que os valores de comida e produtos de limpeza acabem pesando mais para alguém que está mais apertado no final do mês, por exemplo. Tudo isso pode ser coordenado em conjunto, com uma compra realizada coletivamente. Os produtos especiais e a alimentação podem ser pensados individualmente, cada um comprando algo que deseja consumir. Em último caso, opte por etiquetar e separar tudo, já que em geral essa ideia não chega a ser necessária.

7 dicas para facilitar a convivência de quem divide apartamento - LondrinaTur

Frigobar

Uma excelente opção para quem divide o apartamento com pessoas com as quais não possui tanta intimidade assim ou são desconhecidos é apostar em um pequeno frigobar. A compra pode ser feita pela internet, por aqui, e você não precisa nem se deslocar até a loja ou pensar no transporte. Tudo é entregue em casa e a pesquisa é feita pelo site. O tamanho é perfeito justamente por caber dentro de um cômodo. Nele podem ser armazenados itens especiais que só você consome e que serão preparados na cozinha. Ele traz mais privacidade, especialmente para quem deseja investir em algum ingrediente ou alimento especial.

Barulho

Dividir o espaço é também pensar na privacidade de todos os presentes. Por respeito, sempre tenha cautela ao ouvir música muito alta, conversar em voz alta e fazer barulho dependendo do horário. Tudo isso se resolve com uma boa conversa honesta, mas é sempre bom manter a convivência saudável e harmônica. Se as pessoas têm uma rotina em que é preciso acordar cedo, evite realizar atividades barulhentas durante a noite. Pense também em adequar as rotinas com horários em que seja possível fazer tudo sem incomodar, tanto os moradores quanto os vizinhos.

Visitas

Dividir o espaço é também ter consciência de que o espaço é de todos. E que, portanto, todos sejam considerados no momento de decidir algo. Por isso, na hora de fazer festas ou receber amigos para jantar, sempre comunique todos os moradores. Assim, fica mais fácil saber se a data é adequada e não gerará nenhum conflito. Pense também que esse espaço é compartilhado e, por isso, todos tem os mesmo direitos. Então, não use as áreas comuns com tanta frequência e respeite o espaço dos outros. Não exagerar é sempre bom e garante a melhor relação.

Roommate

A escolha do roommate é crucial para muita gente. Afinal, dividir o quarto não é tarefa fácil. A privacidade é um elemento importante para muita gente e o espaço do quarto é um dos principais em toda a casa. Escolha alguém com uma personalidade que seja compatível com a sua e pense que algumas concessões precisarão ser feitas para uma convivência harmônica. Os dois lados precisam ceder e auxiliar nesse processo, com a preocupação com o outro e o respeito em primeiro lugar. A melhor relação geralmente envolve também pessoas com rotinas parecidas, o que facilita na questão do barulho e na hora do descanso.

Fonte: Divulgação